Questões de Vestibular UEL 2010 para Vestibular, Artes
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Observe a imagem a seguir.
Com base na pintura de Matisse e nos conhecimentos sobre as vanguardas europeias, considere as afirmativas a seguir.
I. Matisse utiliza o equilíbrio entre a cor e o traço; a aparente simplicidade reitera certo lirismo da pintura.
II. Os trabalhos de Matisse fazem parte de um contexto caracterizado por experimentações para transcender a natureza.
III. A pintura faz parte de um momento da pesquisa artística de Matisse em que buscava uma rígida estruturação formal em suas composições.
IV. Nessa imagem, Matisse expressou sentimentos dramáticos, tais como a solidão, a morte e o abandono, notados nos elementos compositivos.
Assinale a alternativa correta.
No momento, estou absorvido pela floração das árvores frutíferas, róseos pessegueiros, pereiras amarelo e branco. Minha pincelada não tem qualquer sistema. Eu ataco a tela com toques irregulares do pincel, que deixo como saem. Empastes, pontos da tela que ficam descobertos, aqui e ali pedaços absolutamente inacabados, repetições, brutalidades; em suma, estou inclinado a pensar que o resultado é demasiado intranquilizante e irritante para que isso não faça a felicidade dessas pessoas que têm ideias preconcebidas fixas sobre a técnica. [...] Trabalhando diretamente no local, procuro fixar no desenho o que é essencial – mais tarde, encho os espaços delimitados pelos contornos – expressos ou não, mas de qualquer modo, sentidos – com tons que também são simplificados, no sentido de que tudo o que vai ser solo terá o mesmo tom parecido com o violeta, que todo céu terá um tom de azul, que a vegetação verde será verde-azulada, ou verde-amarelada, exagerando deliberadamente os amarelos e azuis neste caso.
(CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 28.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre pintura moderna, identifique a autoria da carta.
Observe os desenhos a seguir.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre a Arte Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A preocupação com a representação ideal do personagem condiz com os pressupostos clássicos da arte.
II. Nota-se a repetição de um mesmo tema em busca do aperfeiçoamento técnico do desenho de figura humana.
III. Apesar do mesmo motivo, cada desenho revela uma aparente liberdade no traço e na elaboração.
IV. Embora com diferentes elementos, cada desenho deixa evidente a descrição do mesmo homem.
Assinale a alternativa correta.
I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes precedentes para a Arte Conceitual.
II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transitórios e reprodutíveis.
III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribuição grandes museus e galerias.
IV. Os artistas passaram a exigir maior interação e participação do público, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras.
Assinale a alternativa correta.
Relacione as obras a seus autores, conforme a sequência em que são apresentadas.
Assinale a alternativa correta.
Valentim se apropria da iconografia religiosa africana para construir um vocabulário visual próprio: poesia desvendada na geometria do sagrado. A composição agrupa signos religiosos com elementos desenhados em organização simétrica. [...] Faz do seu grafismo um dialeto pessoal, porém olha para as tendências internacionais da arte como o suprematismo de Malevitch, o abstracionismo geométrico de Kandinsky, ao mesmo tempo em que fortalece a sua arte com raízes nacionais. Apesar do forte apelo popular presente em sua obra, Valentim não é um artista ingênuo. Com consciência técnica, pesquisa os efeitos cromáticos, a composição geométrica, estuda materiais e, dessa forma, articula os elementos mágicos da cultura afro- -brasileira em suas criações.
(Rubem Valentim: geometria sagrada / Instituto Arte na Escola; autoria de Solange Utuari ; coordenação de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006.)(DVDteca Arte na Escola - Material educativo para professor-propositor; 37.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Arte Contemporânea brasileira, é correto afirmar que correspondem aos trabalhos de Rubem Valentim somente as imagens:
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Os trabalhos podem ser classificados como Arte Póvera, movimento italiano que aborda a questão da efemeridade.
II. O artista faz parte de um grupo que defende a retomada dos temas mitológicos para a arte.
III. A ressignificação de obras de arte consagradas pelo tempo é frequente na Arte Contemporânea.
IV. A incorporação de materiais e suportes não convencionais é um dos pressupostos da Arte Contemporânea.
Assinale a alternativa correta.
Observe as imagens a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta conceitos da Arte Pop que se relacionam com as imagens.
Observe as imagens a seguir.
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Movimento Neoconcreto e sobre a Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I. Num mundo impregnado pela experiência virtual, tais trabalhos promovem a interatividade física, herdeiros dos ensinamentos de Lygia Clark e Hélio Oiticica.
II. A interação do sujeito com o objeto artístico é um dos princípios da Arte Contemporânea que se efetivou com os trabalhos de Tomie Ohtake.
III. A presença do sujeito a interagir com a obra altera sua percepção e relação com o mundo, conforme a tônica do Movimento Neoconcreto.
IV. A aridez dos materiais usados contribui para acentuar o aspecto industrial, umas das tônicas do Movimento Neoconcreto brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a imagem , é correto afirmar:
Observe as imagens a seguir.
Em relação ao que há em comum entre as duas obras, considere as afirmativas a seguir.
I. A disposição das figuras em diversos planos representa a crítica ao crescimento desordenado da população.
II. Crítica ao crescimento descontrolado da população em determinadas regiões, já detectado na década de 1930.
III. O caráter bidimensional ressaltado pela fatura da obra, que dispensa efeitos de claro-escuro e da perspectiva tradicional.
IV. Registro do movimento e do crescimento das cidades e presença de diferentes tipos humanos que habitam o mesmo espaço.
Assinale a alternativa correta.