Questões de Vestibular UEL 2010 para Vestibular, Geografia
Foram encontradas 20 questões
O nome hiléia proposto por Humboldt para o sistema muito característico encontrado em toda a extensão da planície amazônica, desde os contrafortes dos Andes até o oceano Atlântico, tem simplesmente o significado de bosque, ou coleção de matéria vegetal. Na verdade, uma densa floresta tropical úmida, constituída de diferentes estratos arbóreos, isto é, árvores de diversas alturas, formando como que distintas camadas de copas superpostas, cada qual adaptada a diferentes condições ambientais, sobretudo quanto à luminosidade. Sendo essas copas muito densas e entrelaçadas entre si, a penetração dos raios solares através delas é muito precária e limitada, dificultando o desenvolvimento de plantas rasteiras ou mesmo arbustos que não poderiam dispensar a presença da luz para a realização da fotossíntese. (BRANCO, S. M. A realidade da Amazônia. In:_____. O desafio amazônico. São Paulo: Moderna, 1989. p. 39.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o domínio morfoclimático amazônico, mais da metade do volume de água atmosférica que forma as chuvas ocorre devido
I. Os países presentes ao Encontro comprometeram-se em reduzir o consumo de combustíveis fósseis em 25% por ano, exceto os EUA, que se recusaram a assinar o acordo. II. Depois desse Encontro, alguns países passaram a investir no desenvolvimento de formas alternativas de energia para diminuir o consumo de petróleo. III. Uma das questões discutidas no Encontro era a possibilidade de obrigar as grandes potências a tornarem seus sistemas energéticos 7,5% mais eficientes, mas a maioria não cumpriu o compromisso. IV. No Encontro, pretendia-se obrigar as grandes potências a tornarem seus sistemas energéticos 2,5% mais eficientes a cada ano, o que a maioria cumpriu.
Assinale a alternativa correta.
I. A denominação “Tigres Asiáticos” refere-se ao modo agressivo com que estes países protegeram suas economias dos investimentos estrangeiros. II. Os Tigres Asiáticos fecharam as relações econômicas exteriores e optaram por nacionalizar os meios de produção de bens e serviços. III. O modelo econômico adotado pelos Tigres Asiáticos é essencialmente exportador, com uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação. IV. Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan têm em comum o acelerado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico apresentado a partir de 1970.
Assinale a alternativa correta.
I. Petróleo significa “óleo de pedra” e é um hidrocarboneto formado pela fossilização de matéria orgânica animal ou vegetal.
II. O petróleo vem sendo apontado como um poluidor do meio ambiente, seja pelas emissões para a atmosfera seja pelos acidentes envolvendo petroleiros.
III. Após ser refinado, a possibilidade de uso intensifica-se, podendo se transformar em tintas, fertilizantes, corantes e polímeros em geral.
IV. Após refinado, o petróleo pode gerar também borracha e látex.
Assinale a alternativa correta.
I. As cidades globais possuem grande influência regional, nacional e internacional e, de acordo com a influência que desempenham na esfera global, são classificadas em três grupos: alfa, beta e gama.
II. As megacidades mundiais, a exemplo de Rio de Janeiro, Buenos Aires e Jacarta, também são cidades globais por apresentarem uma grande concentração populacional.
III. O grupo alfa representa cidades de maior influência no cenário global, a exemplo de Londres, Paris, Frankfurt, Milão (europeias), além de Nova York, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Hong Kong e Cingapura.
IV. Tanto as cidades globais como as megacidades recebem seu nome por apresentarem grande concentração de riquezas distribuídas de maneira uniforme entre seus habitantes.
Assinale a alternativa correta.
(Disponível em: <http://blogarrafapet.blogspot.com/2009/08/construa-sua-casa-com-garrasfas-pet.> Acesso em: 18 out. 2010.)
Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre os resíduos, é correto afirmar:
No momento em que descreveu a vegetação, Aimé viajava pelo Peru.
Sobre os aspectos fisico-naturais dessa região, é correto afirmar:
Observe as pirâmides etárias da população brasileira em diferentes décadas.
(Adaptado de: MAGNOLI, D. Panorama do mundo. São Paulo: Scipione, 1995. p. 83.)
Com base nas pirâmides e nos conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira, considere as afirmativas a seguir.
I. As transformações recentes na dinâmica demográfica projetam profundas alterações na estrutura etária do país, a exemplo da proporção de jovens sobre a população total, que diminui gradativamente.
II. O Brasil está passando pelo processo de transição demográfica, isto é, a população brasileira ainda cresce, mas de forma lenta.
III. A dinâmica demográfica brasileira mudou ao longo das décadas, acentuando os riscos de uma explosão demográfica em 2020, pois o crescimento vegetativo da população começou a aumentar, gradativamente, na década de 1970.
IV. A proporção de idosos sobre a população total está diminuindo gradativamente, enquanto que a proporção de jovens está aumentando rapidamente, o que indica a necessidade de se aumentar o número de vagas nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa correta.
I. As rochas metamórficas resultam de uma rocha preexistente (protólito) no estado sólido. II. As rochas sedimentares são formadas pelos agentes de intemperismo e pedogênese. III. As rochas metamórficas são formadas pelo acúmulo de material sedimentar. IV. As rochas ígneas são formadas pelo resfriamento de material rochoso fundido.
Assinale a alternativa correta.
O mapa ao lado representa a configuração do mundo após os anos de 1990.
(Adaptado de: VESENTINI, J. W. A Nova Ordem Mundial. São Paulo: Ática, 1997. p. 52.)
Com base no mapa e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
(Entrada da gruta Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul.)
Sobre o conceito de caverna, é correto afirmar:
I. Caverna é toda cavidade natural penetrável pelo homem, sendo conhecida como endocarste. II. Caverna é toda área da superfície terrestre conhecida como exocarste. III. As formas que ficam no teto de uma caverna chamam-se travertinos. IV. Os espeleotemas que ficam no teto de uma caverna chamam-se estalactites.
Assinale a alternativa correta.
Com base no mapa e nos conhecimentos sobre a geografia do Mercosul, considere as afirmativas a seguir.
(Fonte: MAGNOLI, D. O Mundo Contemporâneo: relações internacionais 1945-2000. São Paulo: Moderna, 1996. p. 192.)
I. A Bacia do Prata, núcleo geoeconômico do Mercosul, é composta pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e estende-se pelo Centro-Sul do Brasil, pampa argentino, Uruguai e porção oriental do Paraguai. As principais metrópoles e zonas agroindustriais dos países-membros encontram-se nessa região, além das grandes concentrações demográficas.
II. Além do núcleo geográfico platino, encontram-se
duas frentes de expansão do povoamento da área
do Mercosul: a Amazônia brasileira e a Patagônia
argentina. Apesar das diferenças, esses ecossistemas têm em comum as baixas densidades demográficas e a elevada potencialidade econômica.
III. A região Sudeste do Brasil é o núcleo geoeconômico do Mercosul, polo exportador de café e receptor de imigrantes, devido à produção de manufaturados com tecnologia superior aos demais países- -membros.
IV. O Sudeste brasileiro comanda as negociações comerciais, provocando o isolamento dos mercados regionais frente à superioridade de suas forças produtivas.
Assinale a alternativa correta.
(A) Radial (B) Centrípeto (C) Dendrítico (D) Anastamosado (E) Paralelo
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Não bastasse o petróleo, os EUA descobriram o que pode ser uma segunda mina de ouro no Afeganistão – mais precisamente, além de mina de ouro, de ferro, cobre, cobalto, nióbio e lítio. O tesouro está em reservas no solo do deserto afegão, que, juntas, são avaliadas em cerca de US$ 1 trilhão. Segundo o governo americano, a nova riqueza poderia alterar drasticamente a economia do país – baseada no comércio ilegal de drogas – e mesmo a guerra que ocorre desde muito antes da invasão dos EUA, em 2001. (JULIÃO, A. O deserto de US$ 1 trilhão. Istoé, São Paulo, n. 2119, p. 123, 23 jun. 2010.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a utilização dos recursos naturais nas atividades humanas, considere as afirmativas a seguir.
I. O mineral lítio é o principal componente de baterias recarregáveis usadas em equipamentos de uso cotidiano, como celulares, aparelhos de mp3, computadores e outros.
II. O lítio é um material quase tão duro quanto o diamante e é usado em ferramentas para cortar metais e em brocas de perfuração. Sais e outros compostos de lítio são usados na indústria química, em tintas e outros.
III. Os Estados Unidos, por terem o domínio territorial do Afeganistão, têm garantido a exploração das riquezas naturais deste país, mantendo-o como uma colônia de exploração mineral.
IV. O lítio é utilizado em ligas metálicas na indústria metalúrgica e é estratégico por ser empregado na física nuclear. Na indústria aeroespacial, tem a função de absorver o gás carbônico em espaçonaves e é usado até como medicamento no tratamento de transtornos de humor, fato que comprova a sua importância econômica e social.
Assinale a alternativa correta.
Observe a figura a seguir, que apresenta a galeria Perito Moreno na região da Patagônia argentina.
Sobre o aquecimento global, é correto afirmar:
Observe a ilustração, o esquema e a tabela a seguir.
Perdas de solo versus usos.
(GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 309.)
Atividades humanas e implicações no processo de degradação das terras.
(GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 307.)
Com base na ilustração, no esquema e na tabela, considere as afirmativas a seguir.
I. A degradação das terras por erosão em áreas agrícolas não pode ser justificada pela eliminação da capa superficial do solo, pois ela não intensifica o escoamento superficial (runoff).
II. A eliminação da capa superficial do solo é o maior causador da erosão em terras com vocação agrícola, por isso a erosão deve ser controlada desde seu início.
III. As consequências da erosão não se limitam à quantidade de solo perdida; refletem-se também na degradação física e na perda da fertilidade do solo.
IV. A degradação progressiva do solo, assim como do ambiente como um todo, tem sido gerada, principalmente, pelas atividades ligadas à produção de alimentos e de outros bens de consumo.
Assinale a alternativa correta.
Nesse estágio de desenvolvimento capitalista (hoje, de um modo geral, terminado), a taxa de crescimento e lucro era proporcional ao volume de trabalho empenhado no processo produtivo. O funcionamento do mercado capitalista era notório por seus altos e baixos, por períodos de expansão seguidos de depressões proteladas; assim, nem todos os recursos laborais potencialmente disponíveis puderam ser empregados o tempo todo. Mas aqueles que estavam ociosos eram a força de trabalho ativa de amanhã: naquele momento, mas apenas de maneira temporária, estavam desempregados; pessoas em uma condição anormal, mas transitória e retificável. Eram o exercício de reserva de trabalhadores – o status deles era definido não pelo que eram no momento, mas por aquilo em que estavam dispostos a se transformar quando o tempo chegasse. Como qualquer general diria, cuidar da força militar da nação requer que os reservistas estejam nutridos e mantidos em boa saúde, a fim de que estejam prontos para enfrentar as tensões da vida no Exército quando forem chamados para o serviço ativo. (BAUMAN, Z. A Sociedade Individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gradel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008, p. 98.)
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Esse estágio de desenvolvimento caracterizou-se pelo aumento gradativo dos níveis de emprego e de renda da maior parte da população urbana e, em decorrência desta dinâmica socioeconômica, houve a redução da pobreza.
II. No estágio de desenvolvimento capitalista industrial, verificava-se um excedente de mão de obra gerado pela mecanização do final do século XIX e início do XX, acentuando significativamente os níveis de desemprego, subemprego e pobreza.
III. Esse estágio de desenvolvimento pode ser considerado a fase do capitalismo flexível, pautado nos princípios de flexibilidade, concorrência e produtividade, medidos pelos custos laborais decorrentes.
IV. Nesse estágio, a pobreza e a desigualdade eram vitais para o capitalismo, pois o exército industrial de reserva era indispensável ao seu mecanismo social, tanto quanto a reserva de máquinas e de matérias- -primas nas fábricas.
Assinale a alternativa correta.