Questões de Vestibular EBMSP 2018 para Prosef - 2019.1

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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336772 Português
    O século XIX foi a época das maiores conquistas que as mulheres tiveram ao longo de sua história; a luta pelo direito de votar, opinar, igualdade de trabalho, frequentar universidades. A sociedade abriu espaço para elas serem livres, mas, no século XX, vimos que a indústria do consumo, que tanto ajudamos a construir, tem feito as mulheres escravas de um padrão inatingível de beleza.
     A indústria do consumo tem o objetivo de vender seus produtos, sejam eles cigarros, carros, cervejas, roupas, calçados, ou até mesmo comidas, com o corpo da mulher. Hoje o corpo feminino vende tudo, mas essa imagem de corpo perfeito e a espetacularização da moda, têm trazido consequências drásticas à nossa sociedade, com milhares de pessoas insatisfeitas consigo mesmas, uma vez que seu perfil em frente ao espelho só lhes mostra defeitos, pois não enxergam mais sua beleza interior, e sentem um vazio enorme dentro de si, porque querem ser o que não são, querem ser como as modelos das capas de revistas e comerciais.
     Esses efeitos, causados pela indústria do consumo na sociedade, são promotores de crescimento e sucesso industrial, porque pessoas insatisfeitas correm às lojas para comprar objetos a fim de satisfazer seus desejos, acabar com a ansiedade, aumentar sua autoestima. Mas esses prazeres são passageiros, pois, logo após alguns segundos, já querem outro produto, pois o que compraram há pouco tempo já se tornou obsoleto, tudo isso devido à vida líquida que vivemos nesta sociedade moderna, onde nada se firma, não há tempo para as coisas tomarem forma, por causa dos avanços constantes, das modas passageiras e do surgimento, a cada minuto, de uma nova tecnologia.
     A indústria do consumo tem o objetivo de promover, inconscientemente, a insatisfação e não a satisfação, como muitas pessoas pensam e se deixam influenciar. Pessoas satisfeitas, bem humoradas, com autoestima não precisam da paranoia de viver comprando desenfreadamente, ou viver correndo atrás das coisas que estão na moda, a qual muda todo dia, trazendo, assim, um desgaste constante, por viver trocando carro, celular, roupas, calçados. Pessoas bem resolvidas consomem mais ideias do que estética. A cada dia, os seres humanos estão sendo vistos por essa indústria de consumo como mais um número de cartão de crédito, mais um comprador em potencial, e não como alguém que deve ser valorizado por sua inteligência, capacidades e beleza interior. Não importa o que as indústrias da moda, da beleza, do consumo e os meios de comunicações nos impõem, ou os produtos que colocam no mercado, prometendo milagres de beleza, de rejuvenescimento, dizendo que isso fará o indivíduo ser bem aceito na sociedade e ter ascensão social. Não adianta estar se matando para atingir o inatingível, pois cada pessoa tem uma beleza única e deve ser aceita como é. Cuidar-se e ser vaidosa faz parte da natureza de cada mulher, mas não deve chegar ao ponto de se deixar escravizar por isso. O envelhecer é nosso destino, viver feliz e com dignidade deve ser nossa meta.

SILVA, Henriette Valéria da. O padrão de beleza imposto pela mídia. Disponível em: <http:/observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.


O objetivo principal do texto é
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336773 Português
    O século XIX foi a época das maiores conquistas que as mulheres tiveram ao longo de sua história; a luta pelo direito de votar, opinar, igualdade de trabalho, frequentar universidades. A sociedade abriu espaço para elas serem livres, mas, no século XX, vimos que a indústria do consumo, que tanto ajudamos a construir, tem feito as mulheres escravas de um padrão inatingível de beleza.
     A indústria do consumo tem o objetivo de vender seus produtos, sejam eles cigarros, carros, cervejas, roupas, calçados, ou até mesmo comidas, com o corpo da mulher. Hoje o corpo feminino vende tudo, mas essa imagem de corpo perfeito e a espetacularização da moda, têm trazido consequências drásticas à nossa sociedade, com milhares de pessoas insatisfeitas consigo mesmas, uma vez que seu perfil em frente ao espelho só lhes mostra defeitos, pois não enxergam mais sua beleza interior, e sentem um vazio enorme dentro de si, porque querem ser o que não são, querem ser como as modelos das capas de revistas e comerciais.
     Esses efeitos, causados pela indústria do consumo na sociedade, são promotores de crescimento e sucesso industrial, porque pessoas insatisfeitas correm às lojas para comprar objetos a fim de satisfazer seus desejos, acabar com a ansiedade, aumentar sua autoestima. Mas esses prazeres são passageiros, pois, logo após alguns segundos, já querem outro produto, pois o que compraram há pouco tempo já se tornou obsoleto, tudo isso devido à vida líquida que vivemos nesta sociedade moderna, onde nada se firma, não há tempo para as coisas tomarem forma, por causa dos avanços constantes, das modas passageiras e do surgimento, a cada minuto, de uma nova tecnologia.
     A indústria do consumo tem o objetivo de promover, inconscientemente, a insatisfação e não a satisfação, como muitas pessoas pensam e se deixam influenciar. Pessoas satisfeitas, bem humoradas, com autoestima não precisam da paranoia de viver comprando desenfreadamente, ou viver correndo atrás das coisas que estão na moda, a qual muda todo dia, trazendo, assim, um desgaste constante, por viver trocando carro, celular, roupas, calçados. Pessoas bem resolvidas consomem mais ideias do que estética. A cada dia, os seres humanos estão sendo vistos por essa indústria de consumo como mais um número de cartão de crédito, mais um comprador em potencial, e não como alguém que deve ser valorizado por sua inteligência, capacidades e beleza interior. Não importa o que as indústrias da moda, da beleza, do consumo e os meios de comunicações nos impõem, ou os produtos que colocam no mercado, prometendo milagres de beleza, de rejuvenescimento, dizendo que isso fará o indivíduo ser bem aceito na sociedade e ter ascensão social. Não adianta estar se matando para atingir o inatingível, pois cada pessoa tem uma beleza única e deve ser aceita como é. Cuidar-se e ser vaidosa faz parte da natureza de cada mulher, mas não deve chegar ao ponto de se deixar escravizar por isso. O envelhecer é nosso destino, viver feliz e com dignidade deve ser nossa meta.

SILVA, Henriette Valéria da. O padrão de beleza imposto pela mídia. Disponível em: <http:/observatoriodaimprensa.com.br>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.


O aspecto linguístico que está corretamente analisado é o da alternativa
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336774 Português


Se Narciso se encontra com Narciso
e um deles finge
que ao outro admira
(para sentir-se admirado),
o outro
pela mesma razão finge também
e ambos acreditam na mentira.

Para Narciso
o olhar do outro, a voz
do outro, o corpo
é sempre o espelho
em que ele a própria imagem mira.
E se o outro é
como ele
outro Narciso,
é espelho contra espelho:
o olhar que mira
reflete o que o admira
num jogo multiplicado em que a mentira
de Narciso a Narciso
inventa o paraíso.
E se amam mentindo
no fingimento que é necessidade
e assim
mais verdadeiro que a verdade.

Mas exige, o amor fingido,
ser sincero
o amor que como ele
é fingimento.
E fingem mais
os dois
com o mesmo esmero
com mais e mais cuidado
– e a mentira se torna desespero.
Assim amam-se agora
se odiando.

O espelho
embaciado,
já Narciso em Narciso não se mira:
se torturam
se ferem
não se largam
que o inferno de Narciso
é ver que o admiravam de mentira.

GULLAR, Ferreira. Narciso e Narciso. Disponível em: <http://dejafilho.blogspot.com>. Acesso em: nov. 2018.
Segundo o texto, para o sujeito poético, o encontro de dois Narcisos revela a
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336775 Português


Se Narciso se encontra com Narciso
e um deles finge
que ao outro admira
(para sentir-se admirado),
o outro
pela mesma razão finge também
e ambos acreditam na mentira.

Para Narciso
o olhar do outro, a voz
do outro, o corpo
é sempre o espelho
em que ele a própria imagem mira.
E se o outro é
como ele
outro Narciso,
é espelho contra espelho:
o olhar que mira
reflete o que o admira
num jogo multiplicado em que a mentira
de Narciso a Narciso
inventa o paraíso.
E se amam mentindo
no fingimento que é necessidade
e assim
mais verdadeiro que a verdade.

Mas exige, o amor fingido,
ser sincero
o amor que como ele
é fingimento.
E fingem mais
os dois
com o mesmo esmero
com mais e mais cuidado
– e a mentira se torna desespero.
Assim amam-se agora
se odiando.

O espelho
embaciado,
já Narciso em Narciso não se mira:
se torturam
se ferem
não se largam
que o inferno de Narciso
é ver que o admiravam de mentira.

GULLAR, Ferreira. Narciso e Narciso. Disponível em: <http://dejafilho.blogspot.com>. Acesso em: nov. 2018.
Considerando-se os aspectos linguísticos do texto, está correto o que se afirma em
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336776 Português
Imagem associada para resolução da questão

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: <http://ldeluxe.com.br>. Acesso em: nov. 2018.
A tira apresenta a postura assumida por seu produtor frente à concepção humana de beleza.
Tal comportamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336777 Português
    O corpo é também um registro de uma civilização, pois nele está marcada a cultura de um povo. Sendo assim, a leitura do corpo é, de certa forma, a leitura de uma cultura. As expressões culturais de uma civilização estão registradas no corpo e são percebidas na linguagem oral, no vestuário, na postura do corpo, na aparência, nas marcas de expressões nos rostos, na maquilagem. O corpo possui uma expressividade capaz de comunicar e transmitir nossos pensamentos e sentimentos. Nossas mãos funcionam como complemento de nossas falas, os olhos e as expressões faciais trabalham num sistema em conjunto com nossa mente.
     Além disso, o corpo demonstra as mudanças sociais. No período do Império, no Brasil, ter um corpo sem manchas ou queimaduras de sol expressava riqueza, pois a pele branca e lisa estava relacionada à cultura europeia, tida como exemplo de conhecimento e sofisticação a serem seguidos. Às pessoas que trabalhavam nos serviços braçais ou que tinham a pele escura restava a exclusão social. Atualmente, há uma inversão estética, pois, ter um corpo bronzeado e queimado de sol está relacionado à beleza, riqueza e sensualidade.
     Como nossos corpos são registros de nossa sociedade, através deles podemos perceber e analisar a quais valores e padrões de beleza a que estão submetidos. Tais padrões são resultados de transformações sociais, políticas e científicas.

CORRÊA, Ainah Franqueiro. O corpo na “Campanha pela Real Beleza” da Dove. Disponível em: < http://www.intercom.org.br>. Acesso em: nov. 2018.
De acordo com o texto, é correto afirmar que o corpo humano
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336778 Português
    O corpo é também um registro de uma civilização, pois nele está marcada a cultura de um povo. Sendo assim, a leitura do corpo é, de certa forma, a leitura de uma cultura. As expressões culturais de uma civilização estão registradas no corpo e são percebidas na linguagem oral, no vestuário, na postura do corpo, na aparência, nas marcas de expressões nos rostos, na maquilagem. O corpo possui uma expressividade capaz de comunicar e transmitir nossos pensamentos e sentimentos. Nossas mãos funcionam como complemento de nossas falas, os olhos e as expressões faciais trabalham num sistema em conjunto com nossa mente.
     Além disso, o corpo demonstra as mudanças sociais. No período do Império, no Brasil, ter um corpo sem manchas ou queimaduras de sol expressava riqueza, pois a pele branca e lisa estava relacionada à cultura europeia, tida como exemplo de conhecimento e sofisticação a serem seguidos. Às pessoas que trabalhavam nos serviços braçais ou que tinham a pele escura restava a exclusão social. Atualmente, há uma inversão estética, pois, ter um corpo bronzeado e queimado de sol está relacionado à beleza, riqueza e sensualidade.
     Como nossos corpos são registros de nossa sociedade, através deles podemos perceber e analisar a quais valores e padrões de beleza a que estão submetidos. Tais padrões são resultados de transformações sociais, políticas e científicas.

CORRÊA, Ainah Franqueiro. O corpo na “Campanha pela Real Beleza” da Dove. Disponível em: < http://www.intercom.org.br>. Acesso em: nov. 2018.
As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos que promovem o encadeamento das ideias e a progressão do tema abordado.
A esse respeito, está correto o que se afirma em
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336779 Português

Imagem associada para resolução da questão

EXISTE beleza fora da caixa: DOVE. Disponível em:<https://www.google.com.br/ search?q=real+beleza+dove&source=lnms&tbm=isch>. Acesso em: nov. 2018.


A Dove foi uma das marcas pioneiras, no Brasil, a utilizar o tema nas campanhas publicitárias. Desde lá, utiliza a Real Beleza em seu discurso.


Essa publicidade objetiva

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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336780 Inglês
    Rather than a stable set of features, physical beauty is an ever-morphing construct. But female beauty ideals tend nevertheless to have outlines. These have been most visible throughout history in the pictures drawn by those self-elected gods we call artists. History provides us a record, and from it one basic truth stands out: the ideals women are asked to embody, regardless of culture or continent, have been hammered out almost exclusively by men.
     Consider, for instance, the ways that figure shaping has altered over the centuries. Some 150 years ago, women in Europe began wearing bustles beneath their dresses that greatly enlarged the profile of their buttocks. More recently, the notion of sculpting has been applied directly to the body. In the 1960s, it took the form of dieting, which produced the sort of extremely skinny figure we associate with such models as Twiggy. Her thinness connoted vitality, an escape from the matronhood idealized by earlier generations, as well as an innocent, insouciant sexuality that was not dissimilar to a Roman-era depiction of the Three Graces.
     Consumerism, of which diet fads are certainly a part, has significantly expanded the range of off-the-shelf options for bodily enhancement. In the 1980s and ’90s, women frequently turned to surgery – breast or buttocks augmentation, nose jobs – and other non-surgical interventions such as Botox and tanning.
     It’s worth noting that if art holds a mirror up to culture, it has with rare exception failed to reflect a manifestation of female beauty of the last decade: the high-performance, muscled athlete. Popular magazines like ESPN The Magazine’s “Body Issue” have made gestures in this direction, by putting women like Serena Williams on the cover. But, in large part, art seems not to have taken account of the fact that the athlete has become a figure of everyday life, not just a pro.

KUNITZ, Daniel. Disponível em: <www.artsy.net/article/artsy-editorial-how-art-hasshaped-female-beauty-ideals-history>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.
According to the text, fill in the blanks with T (True) or F (False). It’s stated in the text
( ) Standards of feminine physical beauty have changed markedly over time.
( ) Just one type of female beauty has remained unchanged at all times and places.
( ) Some feminine physical features have been praised as universally appealing in all cultures.
( ) In general, images of women have historically followed a pattern set down by men.
The correct sequence, from top to bottom, is
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336781 Inglês
    Rather than a stable set of features, physical beauty is an ever-morphing construct. But female beauty ideals tend nevertheless to have outlines. These have been most visible throughout history in the pictures drawn by those self-elected gods we call artists. History provides us a record, and from it one basic truth stands out: the ideals women are asked to embody, regardless of culture or continent, have been hammered out almost exclusively by men.
     Consider, for instance, the ways that figure shaping has altered over the centuries. Some 150 years ago, women in Europe began wearing bustles beneath their dresses that greatly enlarged the profile of their buttocks. More recently, the notion of sculpting has been applied directly to the body. In the 1960s, it took the form of dieting, which produced the sort of extremely skinny figure we associate with such models as Twiggy. Her thinness connoted vitality, an escape from the matronhood idealized by earlier generations, as well as an innocent, insouciant sexuality that was not dissimilar to a Roman-era depiction of the Three Graces.
     Consumerism, of which diet fads are certainly a part, has significantly expanded the range of off-the-shelf options for bodily enhancement. In the 1980s and ’90s, women frequently turned to surgery – breast or buttocks augmentation, nose jobs – and other non-surgical interventions such as Botox and tanning.
     It’s worth noting that if art holds a mirror up to culture, it has with rare exception failed to reflect a manifestation of female beauty of the last decade: the high-performance, muscled athlete. Popular magazines like ESPN The Magazine’s “Body Issue” have made gestures in this direction, by putting women like Serena Williams on the cover. But, in large part, art seems not to have taken account of the fact that the athlete has become a figure of everyday life, not just a pro.

KUNITZ, Daniel. Disponível em: <www.artsy.net/article/artsy-editorial-how-art-hasshaped-female-beauty-ideals-history>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.
As far as figure shaping has changed over time, the text says that
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336782 Inglês
    Rather than a stable set of features, physical beauty is an ever-morphing construct. But female beauty ideals tend nevertheless to have outlines. These have been most visible throughout history in the pictures drawn by those self-elected gods we call artists. History provides us a record, and from it one basic truth stands out: the ideals women are asked to embody, regardless of culture or continent, have been hammered out almost exclusively by men.
     Consider, for instance, the ways that figure shaping has altered over the centuries. Some 150 years ago, women in Europe began wearing bustles beneath their dresses that greatly enlarged the profile of their buttocks. More recently, the notion of sculpting has been applied directly to the body. In the 1960s, it took the form of dieting, which produced the sort of extremely skinny figure we associate with such models as Twiggy. Her thinness connoted vitality, an escape from the matronhood idealized by earlier generations, as well as an innocent, insouciant sexuality that was not dissimilar to a Roman-era depiction of the Three Graces.
     Consumerism, of which diet fads are certainly a part, has significantly expanded the range of off-the-shelf options for bodily enhancement. In the 1980s and ’90s, women frequently turned to surgery – breast or buttocks augmentation, nose jobs – and other non-surgical interventions such as Botox and tanning.
     It’s worth noting that if art holds a mirror up to culture, it has with rare exception failed to reflect a manifestation of female beauty of the last decade: the high-performance, muscled athlete. Popular magazines like ESPN The Magazine’s “Body Issue” have made gestures in this direction, by putting women like Serena Williams on the cover. But, in large part, art seems not to have taken account of the fact that the athlete has become a figure of everyday life, not just a pro.

KUNITZ, Daniel. Disponível em: <www.artsy.net/article/artsy-editorial-how-art-hasshaped-female-beauty-ideals-history>. Acesso em: nov. 2018. Adaptado.
Considering the figure of athletic women, the text says that
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336783 Inglês


CARA, Alessia. Scars to your beautiful. Disponível em: <https://www.google.com.br/ search?q=Scars+to+your+beautiful+lyrics&rlz>. Acesso em: nov. 2018.
The only statement that is not true about the girl profiled in this song is that she
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336784 Inglês


CARA, Alessia. Scars to your beautiful. Disponível em: <https://www.google.com.br/ search?q=Scars+to+your+beautiful+lyrics&rlz>. Acesso em: nov. 2018.
As for the girl of the song, the songwriter
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336785 Biologia

A evolução propriamente dita não é mais uma teoria para o pesquisador moderno. É um fato, tanto quanto a Terra girar em torno do Sol, e não o inverso. As mudanças documentadas no registro fóssil, em extratos geológicos precisamente datados, são o fato que designamos como evolução.

MAYR, Ernst. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 116.


Os pesquisadores evolutivos utilizam, além da presença dos registros fósseis, outros elementos como indicadores de uma evolução biológica ao longo da história da vida no Planeta Terra.

Entre esses elementos, pode-se citar

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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336786 Biologia
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://www.infoescola.com>. Acesso em: nov. 2018.

A imagem ilustra, de forma simplificada, os movimentos ventilatórios de inspiração e expiração presentes no corpo humano.
Com base nas informações da ilustração e nos conhecimentos de fisiologia humana, pode-se afirmar:
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336787 Química
    Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
Com base nessas informações associadas aos conhecimentos sobre as propriedades dos sistemas e das substâncias químicas, é correto afirmar:
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336788 Química
    Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
Considerando-se que nos cremes dentais, além de um detergente e um abrasivo, são adicionados fluoreto, F , – que ao formar a flúor-apatita, Ca5(PO4)3F, aumenta a resistência do esmalte do dente à corrosão por ácidos – e flavorizantes, como o mentol – álcool de fórmula molecular C10H20O –, é correto afirmar:
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336789 Física
Os tempos estão mudando, a beleza já não segue um único padrão, e os concursos de Miss Mundo afora são exemplos disso. A participação de uma candidata com a prótese de perna no concurso de Miss Itália 2018 foi o retrato dessa diversidade.
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: <https://istoe.com.br/conheca-as-finalistas-do-miss-italia-2018/>. Acesso em: nov. 2018.
A figura representa o modelo de um oscilador massa-mola, que é composto por uma mola com constante elástica k de massa desprezível e um bloco de massa m, apoiado em uma superfície horizontal, que fundamenta um dos princípios de funcionamento de uma prótese para membros inferiores, pois o movimento oscilatório que surge do ato de caminhar e das forças restauradoras que tendem a trazer ou manter o sistema em determinado estado ou posição assemelha-se ao do oscilador harmônico.
Sobre o comportamento do oscilador harmônico simples, desprezando-se o atrito do bloco com a superfície de apoio, é correto afirmar:
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336790 Física
Os morcegos não são animais que despertam simpatia nas pessoas. Apesar da má reputação como um bicho das trevas, os morcegos são grandes aliados dos humanos, servindo de inspiração para novas tecnologias, como o sonar, um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na água e captar seus ecos, permitindo a localização de objetos dentro da água.
Nesse contexto, desprezando-se as velocidades do submarino e do navio, e sabendo-se que o sonar de um submarino recebe sons de baixa frequência refletidos pelo casco de um navio 10,0 segundos após sua emissão e que a velocidade de propagação do som na água do mar é igual a 1500m/s, pode-se afirmar que a distância entre o submarino e o navio é igual, em km, a
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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336791 Matemática
    Estudos mostram que um estereotipado padrão de beleza, os comerciais, desfiles, novelas e propagandas veiculados pelos meios de comunicação podem causar, entre os jovens brasileiros, insatisfação com o próprio corpo embora, muitas vezes, essa insatisfação seja resultado de uma discrepância entre a aparência autopercebida e a silhueta considerada ideal pela pessoa. Assim, academias, salões de beleza, a indústria de cosméticos e a procura por procedimentos tais como lipoaspiração e colocação de próteses se proliferam.
Em uma conversa com amigos uma pessoa afirma que seu peso atual é dado por um número inteiro superior a 53kg mas inferior a 62kg. Um dos amigos acha que o peso dessa pessoa está entre 50kg e 60kg enquanto o segundo amigo acha que esse peso não excede os 58kg.
Admitindo-se que os três estão corretos em suas afirmações, pode-se concluir que a média dos possíveis pesos, em kg, da pessoa em questão é
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: D
6: D
7: C
8: C
9: B
10: C
11: B
12: C
13: A
14: D
15: B
16: D
17: B
18: B
19: C
20: B