Questões de Vestibular ENADE Simulado 2022 para Ciencias Economicas
Foram encontradas 25 questões
Tanto o modelo clássico quanto o modelo keynesiano, mencionados no trecho acima, buscam determinar o nível de produto, renda e emprego em uma economia. Avalie as afirmações seguintes sobre esses modelos:
I. Para os clássicos, uma situação de equilíbrio na economia equivale ao nível de pleno emprego, sendo o produto potencial idêntico ao efetivo em tal situação, que constituía uma tendência natural da economia. II. Um dos aspectos que diferencia a teoria keynesiana daquela clássica que a antecedeu é o aspecto da neutralidade da moeda, que para Keynes afeta a economia no que se refere ao nível de preços, mas não aos níveis de renda e de emprego. III. O pressuposto clássico de que os preços e salários eram sempre flexíveis era importante para garantir a tendência ao pleno emprego, pois eram variáveis de ajuste para que os mercados chegassem ao equilíbrio e que a economia atingisse o pleno emprego. IV. Para Keynes, o equilíbrio estava relacionado à igualdade entre oferta agregada e demanda agregada, podendo ocorrer com desemprego involuntário da força de trabalho; o nível da renda e do emprego dependeriam da demanda efetiva, não da oferta agregada.
É correto apenas o que se afirma em:
Considerando o tema do trecho acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Sob a ótica da procura ou da despesa, o PIB é a soma das remunerações do trabalho, do capital de empréstimo e do capital de risco, dos impostos líquidos de subsídios sobre a produção e importação, e dos aluguéis. II. O PNB do país ficaria maior que o PIB de R$ 7,257 trilhões, caso o país tivesse apresentando um valor de renda recebida do exterior superior ao montante de renda enviada ao exterior. III. Os valores de bens e serviços intermediários, como matérias-primas, componentes, energia, são incluídos no cálculo do PIB em separado aos valores dos bens e serviços finais. IV. A formação bruta de capital fixo, que atingiu variação de 2,2%, não inclui o gasto das empresas em depreciação, correspondendo, portanto, ao aumento "puro" de capacidade produtiva em 2019.
Está (ão) correta(s) apenas:
SCHUMPETER, Joseph. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 47.
Para Schumpeter, a vida econômica sob o capitalismo opera como um fluxo circular, isto é, o sistema tende a se repor, ano após ano e o desenvolvimento econômico consiste nessas mudanças na vida econômica, engendradas pelo próprio sistema, em fenômenos e mudanças qualitativas que criam os pré-requisitos de um etapa para a outra. Para o autor, quem é a figura ou agente fundamental de todos os processos, desde o que investiga a inovação ao que a aplica no fluxo.
É inevitável recordar uma crônica do cineasta Cacá Diegues publicada na revista Piauí, intitulada Seleção Artificial que trata do aparecimento, no futuro, do Homo ricus, desenvolvido a partir de uma parcela da população que tem acesso a serviços avançadíssimos de terapia genética na fronteira tecnológica dissociada dos demais Homo sapiens. Os lucros com esta se tornariam de tal modo elevados que os laboratórios deixariam de fabricar os medicamentos convencionais para os homens comuns.
(...)
Tanto a meritocracia hereditária como a seleção artificial são resultados de uma falha da economia de mercado, ainda que ela funcione do modo mais perfeito que os modelos neoclássicos possam conceber: a alocação inicial dos fatores desigual.
O conceito de eficiência subjacente na economia neoclássica é aquele proposto por Pareto, ou seja, qualquer cenário em que não se possa melhorar a situação de alguém sem piorar a situação de outro é um ótimo de Pareto. A eficiência de Pareto, contudo, não busca um ótimo social e tampouco se preocupa com questões de equidade."
Disponível em https://brasildebate.com.br/pela-igualdade-na-distribuicao-inicial-da-riqueza/. Acesso em 17/09/2020.
O trecho acima fala sobre a alocação inicial de fatores e sua relação com a equidade. A equidade é um ponto chave no estudo da economia do bem-estar. Sobre o bem-estar, do ponto de vista econômico é correto afirmar que:
Abreu, Marcelo. A Ordem do Progresso Edição Atualizada (p. 281). Elsevier Editora Ltda. Edição do Kindle.
Nesse cenário econômico, no qual a inflação atingia patamares extremamente elevados, o plano Cruzado foi adotado em 1986, durante o segundo ano do governo Sarney. A respeito desse plano, é correto afirmar que:
Krugman, Paul R. Economia Internacional (p. 434-435). Edição do Kindle. (adaptado)
A globalização econômica, comercial e financeira mundial é objeto de estudo da economia internacional, que estuda as relações entre países nessas dimensões. Considerando os organismos financeiros internacionais, o contexto global de sua criação, e a teoria econômica internacional, assinale a alternativa correta.
Furtado, Celso. Formação econômica do Brasil (p. 60). Companhia das Letras. Edição do Kindle. (adaptado).
O período acima refere-se aos séculos XVI e XVII, conhecido como Brasil colônia, quando a economia típica dessa estrutura se desenvolveu de forma a explorar produtos agrícolas, cujo destino era a Europa. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém apenas elementos marcantes dessa estrutura.
KEYNES, John. A teoria geral do emprego, do juro e na moeda. 2 ed. São Paulo: Nova cultural, 1985.
John Maynard Keynes começa seu livro com essa advertência. De fato, o economista mostra que dentro da busca pelo equilíbrio, que é um referencial neoclássico, a situação normal do capitalismo do laissez-faire em seu estágio atual de desenvolvimento é uma situação flutuante da atividade econômica. Com que termos Keynes refuta a tese neoclássica sobre o desemprego?
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017. pp. 117-118
Marx inicia sua obra clássica definindo o que é mercadoria, já que é tão importante para a compreensão do capitalismo, seu objeto de investigação. Para isso, dentro do método materialismo histórico e dialético, ele retoma a crítica à noção de valor, e aprimora a visão clássica de Smith e Ricardo, estabelecendo sua visão do que é valor de uso e de consumo. Como Marx compreende o que é valor?
Y = f (K, L)
em que Y = produto; K = estoque de capital; L = quantidade de trabalho.
Sobre os resultados do modelo de Solow, avalie as afirmações a seguir.
I. Quanto maior a taxa de poupança, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.
II. Quanto maior a relação capital-trabalho, menor será a taxa de crescimento econômico do produto por trabalhador.
III. Quanto maior o crescimento populacional, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no estado estacionário.
É correto o que se afirma em
Disponível em: http://www.g1.globo.com. Acesso em: 15 ago. 2018 (adaptado).
Considerando a tendência à equalização das taxas de juros, um regime de taxa de câmbio flutuante, com livre mobilidade de capitais e expectativas racionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Se o diferencial de juros e os riscos mantêm-se inalterados, um anúncio da autoridade monetária de não realizar o programa de oferta diária de swaps afeta a cotação do dólar no período presente, caracterizando uma relação positiva entre a cotação futura e a cotação presente da moeda norte-americana.
PORQUE
II. A expectativa de menor rentabilidade em dólares no futuro resulta em retirada de divisas da economia brasileira, com prejuízo para as exportações do País.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
De fato, ainda hoje o mercado brasileiro se constitui em um monopsônio (único comprador) no "upstream", com a empresa monopsonista controlando a capacidade dos gasodutos de transporte, assim como apresenta estrutura regulatória sem incentivos à eficiência no "downstream". Esse desenho de mercado não incentiva a maior consumo industrial nem leva a preços competitivos."
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/por-que-e-urgente-aprovar-a-lei-do-gas.shtml. Acesso em 17/09/2020.
Sobre o monopsônio, avalie as assertivas abaixo e a relação entre elas.
I. No monopsônio, o custo marginal de empregar uma unidade extra de determinado fator excede seu preço, que será menor do que se a empresa se houvesse defrontado com um mercado de fatores competitivo. Muito pouco do fator será empregado em comparação com o mercado competitivo.
PORTANTO
II. Do mesmo modo que ocorre no monopólio, o monopsonista opera num ponto ineficiente no sentido de Pareto, todavia a ineficiência encontra-se agora no mercado de fatores, e não no de produto.
MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 7a Ed. Tradução e revisão técnica Tesesa Cristina Padilha. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).
Avalie os itens a seguir considerando o modelo IS-LM, em uma economia fechada e com governo, partindo de uma situação de equilíbrio entre os mercados de bens e serviços e de moeda.
I. A política monetária expansionista por meio da compra de títulos públicos pelo Banco Central tende a elevar a taxa de juros.
II. O aumento nos gastos do governo provoca deslocamento da curva IS para a direita, elevando os juros e o nível de renda.
III. Na situação conhecida como "Caso Clássico", a política fiscal é ineficaz para determinar o nível de renda, embora possa afetar a taxa de juros.
É correto o que se afirma em:
(CAMARGOS, Marcos Antônio de. Matemática Financeira: aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.)
Algumas informações são consideradas fundamentais para o processo de tomada de decisão por parte do investidor. Dentre elas, podemos destacar a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Para que um projeto seja aceito, a sua Taxa Interna de Retorno deverá ser superior à Taxa Mínima de Atratividade.
Porque
II A Taxa Mínima de Atratividade baseia-se no custo de oportunidade envolvido no projeto, ou seja, é a referência para análise do retornos máximo exigido pelo tomador de decisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
PREBISCH, R. O desenvolvimento econômico da América Latina e alguns de seus problemas principais. In: BIELSCHOWSKY, R. Cinquenta anos de pensamento na Cepal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).
A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) foi criada há 70 anos. A conclusão da análise cepalina no contexto do pós Segunda Guerra Mundial foi a de conduzir deliberadamente a industrialização na América Latina como forma de alcançar o desenvolvimento econômico.
Considerando a abordagem cepalino-estruturalista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A sugestão cepalino-estruturalista é a adoção do modelo de crescimento para dentro, que consiste em impulsionar a indústria local e promover o aumento da produtividade, não havendo alternativa de desenvolvimento sustentado de longo prazo para a região.
PORQUE
II. As diferenças estruturais entre os países do centro e da periferia implicam o acúmulo de desvantagens comerciais por parte da periferia primário-exportadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. 32. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005 (adaptado).
A respeito do período a que o texto se refere, assinale a opção correta.
KRUGMAN, P. et al. Economia internacional. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema monetário internacional instituído requeria mecanismos de taxa de câmbio fixa, com pequeno intervalo de flutuação, entre as moedas nacionais e o dólar, além de um preço de dólar invariável em ouro e da manutenção, pelos países membros, de reservas internacionais em ouro ou ativos em dólar.
II. A manutenção da taxa de câmbio fixa para os países-membros do acordo exigia maior disciplina da gestão monetária relativamente ao padrão-ouro pré-Primeira Guerra Mundial, o que pressionaria os Bancos Centrais a acumularem maiores níveis de reservas internacionais.
III. Com o objetivo de manter a taxa de câmbio fixa e a discricionariedade da política monetária, os países-membros do acordo mantiveram o fechamento do balanço de pagamentos aos fluxos financeiros internacionais comparativamente aos fluxos de bens e serviços, com redução da mobilidade de capitais de 1945 a 1971.
IV. Para promover o comércio internacional multilateral eficaz, o FMI incentivou a restauração da convertibilidade monetária no período, o que permitiu maior integração dos mercados financeiros e maior interdependência da taxa de juros, mas reduziu a discricionariedade da política monetária dos países.
É correto apenas o que se afirma em
Enquanto a menor desigualdade em termos salariais foi observada no caso de docentes do ensino fundamental, com as mulheres ganhando cerca de 9,5% menos que os homens, a maior desigualdade salarial ocorreu entre as agricultoras, gerentes de comércio varejista e atacadista, recebendo, respectivamente, 35,8% e 34% menos que os homens. (Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/pesquisa-do-ibge-mostra-que-mulher-ganha-menos-em-todas-ocupacoes Acesso em: 15 de Set. 2020. Adaptado)
Considerando este cenário, avalie as afirmações a seguir:
I. Esta diferença salarial no Brasil deve-se unicamente ao objetivo organizacional de maximizar a riqueza das pessoas acionistas.
II. Á pessoa à frente da gestão financeira deve considerar a possibilidade da geração de fluxo de caixa e o risco de que isto ocorra, para maximizar a riqueza das pessoas acionistas.
III. Ações positivas junto a stakeholders, como as pessoas que são clientes, funcionárias, empresas fornecedoras e outras, colaboram com o objetivo principal de um negócio.
A partir dessas informações é correto o que se afirma em: