Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design de Interiores
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A seguir são apresentadas imagens da Casa Mo-tel.
Com base nas informações do texto e nas imagens da Casa Mo-tel, avalie as afirmações a seguir.
I. É possível identificar, nos ambientes apresentados, a presença do equilíbrio simétrico em suas composições. II. Linha e plano são exemplos de elementos do design encontrados nos ambientes da Casa Mo-tel. III. A gradação é um princípio do design evidente na composição dos ambientes da Casa Mo-tel. IV. A estética retrô pode ser vista na utilização de formas arrojadas.
É correto apenas o que se afirma em
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em
Com base nas informações contidas na figura, assinale a alternativa que corresponde ao corte transversal do Detalhe 1.
Disponível em: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/casa-container-simbolo-construcao-sustentavel/. Acesso em: 8 jun. 2022(adaptado).
Considerando o texto apresentado e os princípios de design sustentável, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As casas contêineres são alternativas sustentáveis quando incluídos os aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
PORQUE
II. A execução de casas contêineres reduz o emprego de insumos de alto impacto ambiental, além de minimizar a geração de resíduos da construção civil que comprometeriam o meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Na concepção do projeto de interiores corporativos, visando à salubridade do espaço de trabalho coletivo, o designer de interiores deve considerar a ventilação natural e/ou a criação de espaços abertos sempre que possível.
II. O designer de interiores, ao elaborar um layout para um ambiente corporativo, deve prever espaços amplos com mesas grandes ou estações de trabalho que propiciem o distanciamento adequado entre os usuários.
III. Na especificação de materiais, o designer deve priorizar revestimentos de pisos, paredes e superfícies de trabalho para facilitar a higienização e durabilidade.
É correto o que se afirma em
Observando as imagens apresentadas e considerando o entendimento sobre instalações efêmeras, avalie as afirmações a seguir.
I. As instalações apresentadas se apropriaram dos espaços de forma a provocar uma nova relação com o usuário.
II. Nas instalações efêmeras, os materiais devem ser pensados, preferencialmente, de forma a permitir a sua montagem e desmontagem com reaproveitamento total e/ou parcial.
III. Em espaços efêmeros, o perfil de usuários pode variar consideravelmente e, por essa razão, o briefing torna-se dispensável.
É correto o que se afirma em
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A modelagem 3D é uma etapa que antecede a renderização dos projetos e deve ser desenvolvida em proporção de dimensões para apresentar resultados próximos do esperado.
II. O emprego da modelagem digital dispensa a necessidade dos desenhos técnicos executivos; entretanto, demanda o conhecimento das normas técnicas de representação da ABNT, além do domínio do próprio software.
III. Para a renderização, deve-se seguir a especificação de materiais, cores, iluminação e demais características do ambiente com exatidão, tendo em vista a impossibilidade de alterações desses elementos no projeto final.
IV. As ferramentas digitais permitem que o designer concentre sua atuação no processo criativo, dispensando a necessidade de conhecer as propriedades físicas dos elementos empregados no projeto, uma vez que elas são indicadas pelos softwares.
É correto o que se afirma em
RAITER, S. W. T.; EVERLING, M. T. A cenografia teatral e a ambientação comercial. 5 Gampi Plural, 2015, Joinville, Anais (adaptado).
TEXTO 2 Localizada em Mumbai, na Índia, a Cardboard Bombay é uma cafeteria que utiliza papelão reciclado em boa parte de suas instalações e mobiliários: cadeiras, mesas, luminárias e até mesmo nas paredes onduladas. A escolha pelo papelão mostra como a sustentabilidade pode ser pensada em um modelo de negócios, não apenas como ações pontuais em empresas. O uso de papelão 100% reciclado e biodegradável proporcionou a oportunidade de inovar o ambiente com sustentabilidade, versatilidade e durabilidade.
Considerando as informações apresentadas e a prática de projeto em design de interiores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O emprego do papelão na Cardboard Bombay permitiu abordar a sustentabilidade da marca em nível estratégico no desenvolvimento do projeto.
PORQUE
II. O papelão exerce diferencial na ambientação comercial, permitindo o reconhecimento da marca, além de explorar distintas propriedades físico-mecânicas e estéticas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Disponível em: https://www.moma.org/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A Cadeira Vermelha e Azul sintetiza alguns dos ideais que seriam característicos do movimento De Stijl: a simplicidade e pureza das formas, a harmonia estética e o racionalismo em prol da reprodutibilidade. II. A Cadeira Vermelha e Azul é um dos expoentes do design de mobiliário característico das vanguardas artísticas europeias que, de modo geral, buscavam empregar as inovações industriais para possibilitar o acesso à grande massa de consumidores. III. A Cadeira Vermelha e Azul antecipa o funcionalismo que influenciaria a orientação da Bauhaus nos anos seguintes, evidenciado pelas formas geométricas que descartam a necessidade de adornos e pela ênfase nos aspectos ergonômicos, que promovem conforto e segurança à função de sentar.
É correto o que se afirma em
O espaço planejado também precisa ser pensado em sua dimensão crítica e ética. A obra do artista Hélio Oiticica se inspira nas precariedades das construções de barracos dos morros cariocas dos anos 1970 e dialoga com o frenesi do samba como uma das expressões da cultura brasileira. Oiticica foi um artista que buscou conhecer a cultura brasileira, especialmente a carioca, para refletir sobre a potência criadora dessa cultura, o que o levou a problematizar, entre outras questões, o samba, a marginalidade e os preconceitos étnicos contra a cultura da população afro-brasileira.
Considerando o contexto apresentado e a obra de Hélio Oiticica, avalie as afirmações a seguir.
I. Um projeto de design de interiores pode ser enriquecido com inspiração na pesquisa sobre perspectivas culturais no contexto da diversidade, pois refletir sobre as contradições sociais é um procedimento relevante para projetos sensíveis à sociedade contemporânea brasileira.
II. A síntese entre expressão e forma mantém relação com a experimentação artística proposta por Hélio Oiticica, a qual reflete contradições sociais cujo debate restringe-se a área das Ciências Sociais.
III. A cultura brasileira apresenta uma forma singular de produção ao seguir um programa homogêneo de reprodução de valores historicamente consolidados na cordialidade.
É correto o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que, em seu trabalho, Robert Venturi se apropria da
Na especificação das cores para a pintura de um ambiente, considerando as diversas percepções espaciais e combinações tonais, observa-se que
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Caso as fontes de brilho na biblioteca estejam no campo de visão dos usuários, recomenda-se o uso de luminárias com defletores ou com ângulos de vedação adequados, recursos que minimizam a visão direta do leitor à fonte de brilho.
PORQUE
II. O ofuscamento direto aos olhos dos leitores pode decorrer do brilho das fontes de luz dentro do campo normal de visão, que abrange cerca de 30°, ao passo que a zona de ofuscamento abrange em torno de 45°, e, quanto maior for o fluxo luminoso dentro dessa angulação, maior será o potencial de ofuscamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As características a serem observadas em um material utilizado como absorvente de som são sua espessura, densidade, porosidade e resistência ao fluxo de ar.
II. O ruído, isto é, o som que gera incômodo, pode ser controlado atuando-se sobre a fonte produtora do som, sobre o caminho de propagação do som e/ou no receptor do som.
III. Os absorventes acústicos servem para reduzir a energia do som transmitido pelas estruturas para os ambientes vizinhos, e os isolantes acústicos servem para reduzir a energia de um som refletido por uma superfície do mesmo ambiente.
IV. O tratamento dado a paredes e pisos influencia diretamente as condições de acústica de um ambiente interno, sendo a madeira o melhor acabamento de piso para a absorção do som.
É correto apenas o que se afirma em
TORRES, M. L. Avaliação do desemprenho ergonômico de cozinhas residenciais. Ambiente Construído. n. 6, n. 3, p. 70, jul./set. 2006 (adaptado).
Sob o ponto de vista da ergonomia e usabilidade, aplicada ao perfil de um usuário com estatura de 1,65m e em plena saúde física e motora, avalie as afirmações a seguir.
I. Na implementação de um projeto, se a bancada do banheiro for executada pelo marmorista com altura de 90 cm e instalada sobre ela uma cuba quadrada de apoio medindo 40x40x12 cm, a altura final de uso será ergonomicamente confortável ao usuário.
II. Na instalação de armários aéreos acima de uma bancada de 60 cm de profundidade e de 90 cm de altura do piso, os armários devem ser instalados a partir de 1,50 m do piso acabado, e sua profundidade não deve ultrapassar 25% da profundidade da bancada de trabalho.
III. O designer de interiores verificou que o micro-ondas estava posicionado junto aos armários aéreos acima da bancada, cuja base distava 1,60 m do piso acabado e, alegando haver prejuízos funcionais e de segurança ao usuário, o profissional recomendou ajustes de marcenaria a fim de reposicionar o micro-ondas.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a correta utilização da representação gráfica dos traços em desenho técnico.
Considere que um designer tenha sido contratado para projetar a reforma de um banheiro residencial e propôs as alterações apresentadas na planta a seguir.
Considerando as informações apresentadas, os sistemas construtivos e as instalações prediais, avalie as afirmações a seguir.
I. A proposta de uma nova tomada de 20A é plausível. II. Ao propor nova instalação hidráulica de água quente, o designer indicou corretamente o material da tubulação, o cobre. III. O deslocamento da ducha é inadequado, pois existe um pilar no ponto proposto.
É correto o que se afirma em
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. No detalhamento de um projeto de interiores, a paginação de piso é indiferente para a otimização do material.
II. Na especificação de materiais para ambientes internos e externos, são critérios funcionais e estéticos a serem observados: facilidade de limpeza, manutenção e reparo; assim como cor e textura.
III. A especificação de materiais é importante em um projeto de interiores, devendo-se priorizar aqueles que sejam sustentáveis e que atendam aos critérios estéticos e funcionais do projeto.
É correto o que se afirma em
PHILLIPS, P. L. Briefing: A gestão do projeto de design. São Paulo: Editora Blucher, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão do design de interiores ocupa-se do desenvolvimento, da organização, do planejamento e controle dos recursos relacionados ao uso humano dos ambientes.
PORQUE
II. Os ambientes são estruturadores de atividades, afetando significativamente modalidades de uso, comportamentos e expectativas dos usuários de um espaço, seja ele residencial, comercial, corporativo ou de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A partir da situação apresentada e de acordo com as atribuições dos profissionais envolvidos na mencionada reforma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve informar ao cliente sobre a necessidade de atualização das instalações e elaborar um novo projeto elétrico.
PORQUE
II. Odesigner de interiorestem entre suas competências profissionais a elaboração de projetos elétricos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.