Uma vez definido o estudo preliminar de um projeto de interi...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2187825
Arquitetura
Uma vez definido o estudo preliminar de um projeto de interiores, o designer deve iniciar a seleção
de materiais, acabamentos, móveis e acessórios, com o objetivo de desenvolver o projeto. A cor é um
aspecto fundamental nessa fase, pois possui a capacidade de transmitir instantaneamente a atmosfera e
o estilo, bem como de criar efeitos visuais. O esquema cromático utilizado no projeto também pode variar
radicalmente a noção de proporção em um ambiente. O ponto de partida para a compreensão da cor é o
círculo cromático, criado em 1666 por Isaac Newton.
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em