Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design Gráfico

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172068 Design Gráfico
Em 2001, os Estados Unidos jogaram explosivos de fragmentação em território afegão, na guerra contra o Talibã. Uma a cada dez unidades não explodiu, tornando-se uma ameaça às pessoas que viviam na região. Ao mesmo tempo, eles também jogaram alimento, ração humanitária diária (HDR), com embalagens da mesma cor e com a mesma tipografia usada nas bombas. Percebendo o equívoco, em novembro do mesmo ano, o governo estadunidense mudou a cor das refeições para rosa. Para explicar a diferença, foram utilizados panfletos, mas, antes disso, mais de um milhão de HDR já haviam sido jogadas.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172069 Design Gráfico
Imitação. É esse o significado do termo “meme”, que teve origem na língua grega. Usuários da internet se apropriaram do vocábulo para dar nome a vídeos, imagens, frases, ideias, bordões e músicas que são copiados e compartilhados em escala, de modo rápido e sucessivo, “viralizando”. O “meme” geralmente tem como finalidade fazer humor, divulgando um acontecimento que seja comum ou relevante, além de satirizar alguém, explorando questões sociais ou políticas, até mesmo servindo de campanha de marketing para marcas.
Disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/o-impacto-dos-memes-no-direito-de-imagem/. Acesso em: 06 jul. 2022 (adaptado).
Imagem associada para resolução da questão



Para divulgar os seus serviços como designer em suas redes sociais, um profissional criou uma campanha de marketing composta por uma série de memes com fotos de pessoas famosas, inclusive o meme da “Nazaré Confusa”, feito com uma série de fotografias da atriz brasileira Renata Sorrah. Seu objetivo é demonstrar suas habilidades e sua criatividade como designer, elaborando um conteúdo humorístico leve, com muita qualidade gráfica, usando a maior parte das características dos memes que normalmente “viralizam” nas redes sociais, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecê-lo e se interessar em compartilhar o seu trabalho, gerando divulgação espontânea e novos contratos de trabalho.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre direito de uso de imagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser uma imagem de pessoa pública, poderá ser feito o uso do meme “Nazaré confusa” sem causar dano ao direito de uso de imagem da atriz brasileira Renata Sorrah, já que é possível a relativização da proteção ao direito de imagem quando ela é informativa, como é o caso da campanha de marketing proposta na questão.
PORQUE
II. O direito à liberdade de expressão, expresso na Constituição Federal, dispõe que são livres a manifestação do pensamento e a expressão da atividade de comunicação, portanto, usar imagens de pessoas públicas, já amplamente divulgadas em redes sociais, nos memes da sua campanha de marketing não ocasiona problema no que dizrespeito àsleis que regem o direito de uso de imagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172075 Design Gráfico
Os estudos de gênero mostram as facetas das desigualdades — econômicas, políticas, sociais e culturais — e trazem diversas questões importantes a serem observadas, deixando evidente a necessidade de rever os paradigmas a respeito dos papéis sociais de cada gênero e das noções de feminilidades e masculinidades.
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).

Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha. Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.

Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172083 Design Gráfico
O design gráfico pode ser importante instrumento de integração e valorização social, capaz de aproximar a tão elitizada profissão do design e a cultura proveniente das classes mais excluídas da sociedade, incorporando um papel de difusor, também, de elementos da contracultura. A busca por inspiração para muitos projetos de design gráfico no vernacular, no popular e no regional pode resultar em um design com maior identidade nacional, que reflete a pluralidade de raízes culturais de nosso povo.
O design inspirado no popular reflete tudo aquilo que é produto das classes populares, bem como expressões da cultura amplamente difundidas pelo povo e para o povo.
O termo vernacular é empregado para definir aqueles artefatos autênticos da cultura de determinado local. Corresponde às soluções ligadas aos costumes locais, produzidos nas “margens”, fora do discurso oficial.
Por fim, o regional configura, especificamente, uma tradição vinculada a um território que possui forte identidade cultural. O regional pode, muitas vezes, se confundir com o vernacular, pois ambos estão ligados a uma localidade específica. Porém, o regional engloba hábitos incorporados em determinada região, mas nem sempre produzidos fora do discurso oficial.
FINIZOLA, F. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blücher, 2010 (adaptado).
A seguir são apresentadas figuras com projetos de design gráfico.
Imagem associada para resolução da questão




Imagem associada para resolução da questão



Considerando as informações apresentadas, analise as famílias tipográficas (fontes) apresentadas nas figuras e avalie as afirmações a seguir.
I. A fonte “Pixo Reto” (figura 1) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design regional, entretanto, a família tipográfica não apresenta características vernaculares em seu design.
II. A fonte “Brasilêro” (figura 2) apresenta características de um design inspirado em expressões vernaculares, que também apresenta características associadas ao design popular, além disso, a família tipográfica é caracterizada por referências regionais.
III. A fonte “Ghentileza Original” (figura 3) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design vernacular, entretanto, a família tipográfica não apresenta características de design regional.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172085 Design Gráfico
Considere que uma agência de design digital tenha sido contratada para desenvolver um aplicativo para uma empresa presente há anos no mercado, mas que agora esteja buscando por novas plataformas para atender seus clientes.
Em relação ao desenvolvimento do aplicativo e aos pontos de atenção por parte do designer gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. A escolha da tipografia no desenvolvimento do aplicativo deve considerar aspectos relativos à legibilidade em mídias digitais. II. As figuras da lupa e do carrinho de compras são exemplos de modelos convencionados de ícones para interfaces digitais. III. As soluções gráficas desenvolvidas devem estabelecer relações com a identidade visual da empresa.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: E