Questões de Vestibular PUC - RS 2018 para Vestibular - Segundo Dia
Foram encontradas 50 questões
Em uma dada empresa, cada funcionário tem um número de cadastro de três dígitos que varia de 100 a 999. Quando são contratados, os funcionários da área financeira são cadastrados com um número cujo último dígito deve ser 7, 8 ou 9. Já os funcionários da área de vendas podem receber qualquer outro algarismo como último dígito.
Considerando a regra estabelecida pela empresa, o número máximo de funcionários que ela pode ter em cada um dos dois setores acima, sem precisar alterar o sistema de cadastro, é
O polinômio P(x) é definido através do determinante de uma matriz pela expressão:
O mesmo polinômio pode ser também representado por
Os dados do gráfico 1 dizem respeito às estimativas anuais de área desmatada da Amazônia Legal Brasileira entre 2007 e 2017. Durante esses 11 anos, comparando os nove estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira, o Pará foi o que sofreu o maior desmatamento em Km2 / ano. Os dados do gráfico 2 mostram a estimativa anual de desmatamento, no mesmo período, da porção da Amazônia Legal que está no estado do Pará.
Usando como referência os gráficos 1 e 2, considere as seguintes afirmativas:
I. Em 2007, a área desmatada no estado do Pará correspondia a uma porcentagem do total desmatado em toda a Amazônia Legal maior do que em 2017.
II. O desmatamento anual da parte da floresta que está no estado do Pará teve uma redução de mais de 75% em 2012, em relação a 2007.
III. Comparando 2007 e 2017, o desmatamento da Amazônia Legal Brasileira caiu a uma taxa que está entre 35% e 45%.
http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
No triângulo abaixo, a sequência de ângulos (α,β,γ) é uma Progressão Aritmética, e a sequência de lados (a,b,c) é uma Progressão Geométrica de razão √2.
Com base na figura, considere as afirmativas abaixo:
A soma α + γ é igual a 120º.
II. O valor de cos β é 1/2 .
III. A razão entre o lado oposto ao ângulo α e o lado oposto ao ângulo γ é 1/2 .
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considere as duas funções reais f(x) e g(x), esboçadas no plano cartesiano abaixo.
Com base no gráfico, sabendo que
a = g(f(1)) - g (f(-1)), o valor de f(a + 1) é
Com base nessas informações, determine a equação da reta que passa pela origem e é perpendicular à reta que passa pelos pontos P e Q.
INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto a seguir.
O gráfico abaixo apresenta o número de nuclídeos radioativos restantes, N(t), no instante de tempo t, para quatro amostras radioativas (I, II, III e IV).
INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto a seguir.
O gráfico abaixo apresenta o número de nuclídeos radioativos restantes, N(t), no instante de tempo t, para quatro amostras radioativas (I, II, III e IV).
INSTRUÇÃO: Responder às questão com base no texto e na figura a seguir.
A figura abaixo esquematiza a reflexão de um raio de
luz sobre a superfície de dois espelhos, e1
e e2
, perpendiculares entre si. No lado oposto ao espelho e1
,
temos um anteparo. O raio de luz incide no espelho e1
seguindo a direção indicada pela flecha, formando um
ângulo θ em relação à normal ao espelho e1 e depois
segue em direção a P2
no espelho e2
, encerrando,
para esta situação, sua trajetória em P3
no anteparo
Sabendo que o quociente entre a distância de P3 a P2 e a distância de P3 ao plano do espelho e2 vale 2, o sen(90º – θ) vale
INSTRUÇÃO: Responder às questão com base no texto e na figura a seguir.
A figura abaixo esquematiza a reflexão de um raio de
luz sobre a superfície de dois espelhos, e1
e e2
, perpendiculares entre si. No lado oposto ao espelho e1
,
temos um anteparo. O raio de luz incide no espelho e1
seguindo a direção indicada pela flecha, formando um
ângulo θ em relação à normal ao espelho e1 e depois
segue em direção a P2
no espelho e2
, encerrando,
para esta situação, sua trajetória em P3
no anteparo
Ao imergir completamente um corpo em um fluido, o corpo ficará sujeito a uma força que, na escala microscópica, tem origem eletromagnética e é conhecida como empuxo hidrostático. Essa interação entre o corpo e o fluido também pode ser descrita macroscopicamente como o resultado da pressão exercida pelo fluido sobre toda a superfície imersa do corpo.
Considere, então, que três corpos maciços – uma esfera, um cone e um cilindro –, todos medindo o mesmo volume, estejam mergulhados completamente em um líquido num mesmo recipiente, sem tocar o fundo. Nessa situação, é correto afirmar que todos os corpos apresentam, necessariamente,
A figura abaixo representa dois vasilhames cilíndricos abertos na parte superior, o maior com raio da base R e o menor com raio da base r e altura 7/3 r. O cilindro maior possui um tubo de escoamento acoplado e está cheio de líquido exatamente até o orifício do tubo de escoamento sem que se perca nada. O cilindro menor possui em seu interior um cone sólido cuja altura é a medida do diâmetro de sua base, encaixando-se perfeitamente à base do cilindro.
Em um experimento, ao imergirmos completamente uma esfera de raio r dentro do cilindro com líquido, certa quantidade de líquido escoará para o vasilhame menor pelo tubo.
Sobre o resultado do experimento, é possível afirmar que
Duas cargas elétricas, qA e qB , de massas iguais são lançadas perpendicularmente às linhas de indução magnética no interior de um campo magnético constante no espaço e no tempo. Sabe-se que as cargas ficam sujeitas a forças magnéticas no interior desse campo.
A partir das trajetórias representadas na figura, em que x
representa o campo magnético entrando perpendicularmente ao plano da página, é possível afirmar que a natureza elétrica das cargas A e B seja, respectivamente,
Ao chegar ao ponto P, ele colide com outro bloco B de massa 8,00 kg que se encontrava inicialmente em repouso. Assuma que a colisão seja perfeitamente inelástica, que as forças de atrito entre os blocos e a rampa sejam desprezíveis para todo o trajeto e que a aceleração da gravidade tenha módulo de 10 m/s2 . Sabendo que, após a colisão, a velocidade medida para os blocos A e B é de 1,00 m/s, de qual altura H, em metros, foi abandonado o bloco A?
Uma massa de água no estado sólido, inicialmente à temperatura de –10 ºC, é aquecida até atingir a temperatura final de 80 ºC. Considere que todo o processo tenha ocorrido à pressão constante de 1,0 atm e que essa massa de água tenha recebido um total de 16500 cal para o processo térmico. Sem levar em conta os efeitos de sublimação do gelo para temperaturas abaixo de 0 ºC, assuma que o valor para o calor específico do gelo seja de 0,5 cal/g ºC, que o calor específico da água seja 1,0 cal/g ºC e que o calor latente de fusão do gelo seja de 80,0 cal/g.
Nesse caso, a massa de água aquecida, em gramas, durante o processo é de
Um gás ideal é submetido a uma transformação adiabática reversível, em que a quantidade de mols do gás se mantém sempre constante durante todo o processo.
Sobre essa situação, afirma-se:
Para a situação de uma corda instalada, como mostra a figura abaixo, assuma que o comprimento de onda seja muito maior do que o deslocamento transversal máximo.
Considere que inicialmente uma força tensora de intensidade F esteja aplicada ao cabo, produzindo uma onda estacionária de frequência ƒ e comprimento de onda λ. Para se obter uma frequência três vezes maior para a onda na mesma corda, mantendo-se constante o seu comprimento de onda, seria necessário aumentar a massa do bloco _________, e o som produzido seria mais _________.
O desenvolvimento de uma teoria física que explicasse satisfatoriamente o efeito fotoelétrico resultou do trabalho de muitos pesquisadores na transição entre os séculos XIX e XX. Alguns desses cientistas, tais como Hertz, Hallwachs, Thomson, Lenard e Schweidler, ainda hoje são apresentados nos currículos de Física. No entanto, é a partir da publicação do artigo de Einstein intitulado “Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz”, em 1905, que o efeito fotoelétrico recebe uma explicação satisfatória, rendendo ao cientista o prêmio Nobel de Física em 1921.
Sobre o efeito fotoelétrico, resultado da exposição de um alvo metálico à radiação de determinada frequência, NÃO é correto afirmar que