Questões de Vestibular UECE 2010 para Vestibular - Prova 1
Foram encontradas 60 questões
I. Com pensar o pensado deve-se entender escrever sem inovações, usando clichês e frases feitas.
II. O verbo desaprender, em desaprender / de pensar o pensado, deve ser entendido como "esquecer", "deixar de fazer".
III. Com reinventar o certo pelo errado, o eu poético sugere que só se cria o novo quando se tem coragem de infringir as normas linguísticas consagradas.
Está correto o que se diz
( ) Começa como poeta concretista, porém, discordando do movimento, afasta-se e cria o Neoconcretismo.
( ) A partir dos anos 60 faz uma poesia engajada social e politicamente.
( ) Sua poesia é marcada por uma consciência social e estética.
( ) Sua poesia tem, ainda, um forte componente romântico.
Está correta a seguinte sequência de cima para baixo:
( ) O emprego do pretérito imperfeito (via, linha 13) sugere que o enunciador teve uma visão duradoura da Rita. Essa visão durou enquanto durou o sonho e foi além do sonho.
( ) O acúmulo do gerúndio entre as linhas 21 e 25 confere às ações de Rita um caráter de coisa não acabada, de algo que dura. Esse caráter do gerúndio sugere que a presença de Rita na vida do enunciador é muito forte, indo as sensações experimentadas por sua visão além do sonho.
( ) A mudança para o futuro do pretérito do indicativo (linhas 26-28), tempo verbal que tem valor hipotético e caráter de antecipação imaginária, permite ao leitor questionar a existência real de Rita.
( ) No último parágrafo, o pretérito imperfeito do indicativo (sorria, linha 31) sugere a continuidade do sorriso de Rita numa situação irreal, o que nos leva a supor uma confusão entre o sonho e a realidade. Quanto ao pretérito perfeito do indicativo (teve, linha 32), por indicar uma ação conclusa, já observada depois de terminada, sugere a irreversibilidade da situação do enunciador em relação a essa filha.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Conta-se que, a pedido de Fernando Sabino, Rubem Braga fez a seguinte descrição de si mesmo: "Sempre escrevi para ser publicado no dia seguinte. Como o marido que tem que dormir com a esposa: pode estar achando gostoso, mas é uma obrigação. Sou uma máquina de escrever com algum uso, mas em bom estado de funcionamento".
Com base na informação anterior, analise as seguintes afirmações.
I. O que Rubem Braga diz em Sempre escrevi para ser publicado no dia seguinte está em consonância com o imediatismo e a transitoriedade do gênero crônica.
II. Rubem Braga constrói duas imagens — a do marido e a da máquina de escrever — para definir o escritor que vive de escrever crônicas. Por essas imagens, entende-se que o cronista se obriga a escrever em dias pré- determinados.
III. As imagens salientadas no item II também traduzem a insatisfação comum a todo cronista com o automatismo que domina seu trabalho e acaba prejudicando sua inspiração e seu estilo.
É correto o que se afirma
I. Nesse trecho da narrativa, é introduzido um novo narrador.
II. No excerto, o enunciador refere-se a si mesmo na terceira pessoa.
III. A mudança da 1a para a 3a pessoa sugere distanciamento do narrador, minimizando assim sua responsabilidade pelo que é dito.
Está correto o que se afirma
( ) Anta e cutia funcionam como aposto, uma vez que enumeram ou especificam os bichos tristes.
( ) Os núcleos dos complementos do verbo amar são bichos, córrego e nuvem.
( ) Os dois sinais de ponto e vírgula empregados depois de cutia e córrego poderiam ser substituídos por vírgulas, sem prejuízo da clareza do enunciado.
( ) Em Eu lhe ensinaria a palavra cica, e também a amar os bichos, há uma quebra do paralelismo sintático que não empobrece a crônica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: