Questões de Vestibular UECE 2013 para Vestibular, Geografia e História - 2º Dia
Foram encontradas 40 questões
I. O escoamento fluvial decorre, em essência, de um período de intensas chuvas nas regiões frias, ou do derretimento de neves nas regiões de baixa latitude.
II. O potencial de águas subterrâneas é maior em terrenos do embasamento cristalino, e muito baixo em coberturas sedimentares.
III. A densidade e a frequência de rios de uma região dependem das condições geológicas e geomorfológicas.
IV. O regime fluvial é essencialmente condicionado pelo clima, através das chuvas e/ou do degelo.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Parte dos atuais conflitos no continente africano tem suas origens na equivocada divisão territorial promovida pelos colonizadores europeus, que não consideraram as diferenças étnicas e culturais dos vários povos locais. II. Os conflitos que ocorrem em Ruanda, Somália, Congo, Senegal, Mali, Burundi e Libéria estão longe de uma solução pacífica e não têm a atenção mundial, porque são países pobres com populações pobres. III. Através de uma manipulação ideológica, muitos grupos armados, em suas ações, utilizam-se de crianças. Dessa forma, aprofundam-se ainda mais as consequências dos conflitos no continente africano.
Está correto o que se afirma em
ALENCAR, José de. O Sertanejo. São Paulo. Editora Ática, 1987. p.11.
O excerto remonta o cenário do início da produção espacial e da ocupação do sertão cearense. Sobre este processo, analise as afirmações a seguir.
I. O processo de povoamento do Ceará é considerado tardio em relação aos demais estados nordestinos.
II. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram do litoral para o sertão, ao longo dos principais rios. Cidades como Aracati, Limoeiro do Norte e Jaguaribe são exemplos deste processo.
III. As regiões correspondentes aos vales dos rios Acaraú e Jaguaribe também foram colonizadas em função das fazendas de gado.
Está correto o que se afirma em
O excerto apresenta algumas características da teoria da centralidade proposta por Christaller. Atente para as afirmações a respeito dessa teoria.
I. A teoria da centralidade tenta explicar a hierarquia das cidades, a partir do poder de atração exercido por uma metrópole.
II. A proposta admite que a área de influência de uma cidade depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços nas áreas ao seu entorno.
III. Esta teoria propõe que as sociedades construam suas relações, orientadas pelas condições socioeconômicas que determinam o seu regime político.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O modelo de reforma agrária desenvolvido no Brasil favorece apenas aos grandes produtores rurais e à atividade agroindustrial.
II. Apesar das lacunas, atualmente o modelo de reforma agrária brasileiro tem buscado associar viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento territorial.
III. A desconcentração da estrutura fundiária e a diminuição da migração campo-cidade não podem ser citadas como consequência do processo de reforma agrária.
É INCORRETO o que se afirma em
Folha de São Paulo, 16 de maio de 2013. Governo consegue aprovar MP dos Portos após 22h de votação. Márcio Falcão, Dimmi Amora http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1279553- apos-22-horas-governo-consegue-aprovar-mp-dos-portos.shtml
Analise as afirmações sobre os portos brasileiros, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O atual sistema portuário brasileiro é um dos melhores do mundo, razão pela qual tem aumentado a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros. ( ) A medida provisória de modernização dos portos restringe a atuação dos portos privados e fortalece os principais portos públicos brasileiros. ( ) O Estado de São Paulo possui o maior número de portos secos do País; nessas áreas alfandegárias ocorre o armazenamento e o despacho de mercadorias. ( ) Atualmente o sistema portuário brasileiro é composto por portos públicos, terminais portuários de uso privado e complexos portuários operados pela iniciativa privada. ( ) Os portos brasileiros são responsáveis por mais de 90% das exportações do País, movimentando aproximadamente 700 milhões de toneladas por ano.
A sequência correta, de cima para baixo, é