Questões de Vestibular UEFS 2010 para Vestibular Segundo Semestre - Dia 1 - Espanhol

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Q1354441 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

Segundo o autor do texto,
Alternativas
Q1354442 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

Sobre o texto, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1354443 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

Considerando-se o contexto, é verdadeiro o que se afirma em
Alternativas
Q1354444 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

Dentro do contexto da frase, constitui um fragmento de natureza qualitativa o transcrito em
Alternativas
Q1354445 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

A alternativa em que o fragmento transcrito expressa uma ideia de contraste em relação ao que se declara antes, no contexto frasal, é a
Alternativas
Q1354446 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

O termo “mesmo”(l. 20) possui valor
Alternativas
Q1354447 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

A alternativa em que a referência temporal na frase está expressa não apenas nas formas verbais é a
Alternativas
Q1354448 Português

TEXTO:



ODEBRECHT, Emílio. Sobre o bem comum. A Tarde, Salvador, 13 jun. 2010. Economia, p. B5.

“Decidamos nós, brasileiros, pelo cuidado contínuo com o bem-estar de todos, neste momento em que a história de nosso país, aparentemente, faz uma curva rumo a um futuro melhor.” (l. 50-53)
Sobre o fragmento em destaque, é correto afirmar:
Alternativas
Q1354449 Português


BROWNE, Chris. Hagar. A Tarde, Salvador, 9 jun. 2010. Tiras, p. 8

A tira exemplifica
Alternativas
Q1354450 Português


BROWNE, Chris. Hagar. A Tarde, Salvador, 9 jun. 2010. Tiras, p. 8

Sobre os elementos linguísticos que compõem a tira, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1354451 Português

TEXTO:



TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. 9. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 64.

A enunciadora
Alternativas
Q1354452 Português

TEXTO:



TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. 9. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 64.

As indagações presentes no texto, nas linhas de 4 a 15,
Alternativas
Q1354453 Português

Imagem associada para resolução da questão


LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Círculo do Livro, [s.d.]. p. 54.


Identifique com V ou F, conforme sejam as afirmativas verdadeiras ou falsas.


O poema comprova


( ) o uso de linguagem polissêmica.

( ) a ruptura com a linearidade do verso.

( ) o enfoque crítico de uma temática social.

( ) o sentimento de dúvida do sujeito poético decorrente do desejo não concretizado.

( ) a disposição das palavras construindo imagens fônica e visual significativas na tradução do tema.


A alternativa que contem a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Q1354454 Português

TEXTO:



LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou O livro dos Prazeres. 19. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. p. 62-63.



O texto expressa
Alternativas
Q1354455 Português

TEXTO:



LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou O livro dos Prazeres. 19. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. p. 62-63.



A personagem masculina
Alternativas
Q1354456 Português

TEXTO:



LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou O livro dos Prazeres. 19. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. p. 62-63.



Nas linhas 10 e 11, a personagem expressa-se por meio de uma linguagem
Alternativas
Q1354457 Português

TEXTO:


Prezados senhores, somos todos

da mesma cepa se vistos de binóculo.

        Mas não somos os mesmos.


Eu, com meus poemas indevassáveis

vós, com vossas gravatas coloridas /

eu, com esta consciência de mim

vós, com vossa mesa farta /

eu, buscando o sempre inatingível

vós, com vossas gravatas coloridas /

eu, meditando muito sobre vós

vós, com vossa mesa farta.


Não somos da mesma cepa, mas vistos

de binóculo somos os mesmos.

        Eis uma grande injustiça.


BRASILEIRO, Antônio. Divisor de águas. Antologia poética. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; COPENE, 1996. p. 77

Na ótica do sujeito poético,
Alternativas
Q1354458 Português

TEXTO:


Prezados senhores, somos todos

da mesma cepa se vistos de binóculo.

        Mas não somos os mesmos.


Eu, com meus poemas indevassáveis

vós, com vossas gravatas coloridas /

eu, com esta consciência de mim

vós, com vossa mesa farta /

eu, buscando o sempre inatingível

vós, com vossas gravatas coloridas /

eu, meditando muito sobre vós

vós, com vossa mesa farta.


Não somos da mesma cepa, mas vistos

de binóculo somos os mesmos.

        Eis uma grande injustiça.


BRASILEIRO, Antônio. Divisor de águas. Antologia poética. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado; COPENE, 1996. p. 77

No poema, “gravatas coloridas” conota
Alternativas
Q1354459 Português

I.


E uma vez, quando ajoelhados assistíamos à dança nua

                                                                      [das auroras

Surgiu do céu parado como uma visão de alta serenidade

Uma branca mulher de cujo sexo a luz jorrava em ondas

E de cujos seios corria um doce leite ignorado.


Oh, como ela era bela! era impura — mas como era bela!

Era como um canto ou como uma flor brotando ou como um

                                                                                    [cisne

Tinha um sorriso de praia em madrugada e um olhar

                                                                        [esvanecente

E uma cabeleira de luz como uma cachoeira em plenilúnio


MORAES, Vinícius de. O poeta. Antologia poética. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. p. 25.


II.


A brisa teus negros cabelos soltou,

O orvalho da face te esfria o suor;

Teus seios palpitam — a brisa os roçou,

Beijou-os, suspira, desmaia de amor!

            Teu pé tropeçou...

            Não corras assim!

            Donzela, onde vais?    

            Tem pena de mim!


AZEVEDO, Álvares de. Sonhando. Lira dos Vinte anos. São Paulo: FTD, 1994. (Coleção Grandes Leituras).


III.



RENOIR, Pierre Auguste. A banhista loira (1881). In: Gênios da pintura: do romantismo ao pós-impressionismo. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 677.

Os versos de Vinícius de Moraes, texto I, sugerem uma figura feminina
Alternativas
Q1354460 Português

I.


E uma vez, quando ajoelhados assistíamos à dança nua

                                                                      [das auroras

Surgiu do céu parado como uma visão de alta serenidade

Uma branca mulher de cujo sexo a luz jorrava em ondas

E de cujos seios corria um doce leite ignorado.


Oh, como ela era bela! era impura — mas como era bela!

Era como um canto ou como uma flor brotando ou como um

                                                                                    [cisne

Tinha um sorriso de praia em madrugada e um olhar

                                                                        [esvanecente

E uma cabeleira de luz como uma cachoeira em plenilúnio


MORAES, Vinícius de. O poeta. Antologia poética. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. p. 25.


II.


A brisa teus negros cabelos soltou,

O orvalho da face te esfria o suor;

Teus seios palpitam — a brisa os roçou,

Beijou-os, suspira, desmaia de amor!

            Teu pé tropeçou...

            Não corras assim!

            Donzela, onde vais?    

            Tem pena de mim!


AZEVEDO, Álvares de. Sonhando. Lira dos Vinte anos. São Paulo: FTD, 1994. (Coleção Grandes Leituras).


III.



RENOIR, Pierre Auguste. A banhista loira (1881). In: Gênios da pintura: do romantismo ao pós-impressionismo. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 677.

Assinale V ou F, conforme sejam as afirmações verdadeiras ou falsas.


Comparando-se os textos I , II e III, está correto o que se afirma em


( ) Tanto o texto I quanto o II mostram a mulher como parte da paisagem natural.

( ) Os textos I e III apresentam uma imagem objetiva e precisa da figura feminina.

( ) O texto II, da mesma forma que o I, evidencia uma imagem da mulher como ser transformador.

( ) Os textos I, II e III interrelacionam-se ao expressarem a figura feminina portadora de sensualismo.


A alternativa que contem a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: C
6: E
7: A
8: A
9: B
10: B
11: D
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: E
18: D
19: E
20: D