Questões de Vestibular UERJ 2015 para Vestibular, Segundo Exame - Francês
Foram encontradas 4 questões
O íon oxalacetato participa não só do ciclo de Krebs como também da produção do íon aspartato, segundo a equação abaixo:
Com base nessa reação, pode-se afirmar que o aspartato é o ânion correspondente ao ácido
dicarboxílico denominado:
Para diferenciar os hidrocarbonetos etano e eteno em uma mistura gasosa, utiliza-se uma reação com bromo molecular: o etano não reage com esse composto, enquanto o eteno reage de acordo com a seguinte equação química:
Considere um cilindro de capacidade igual a 10 L, contendo apenas esses hidrocarbonetos em uma mistura com massa igual a 200 g. Ao se adicionar bromo em excesso à mistura, todo o eteno reagiu, formando 940 g de 1,2-dibromoetano.
A concentração inicial de etano, em mol.L–1, no interior do cilindro, corresponde a:
HCN (aq) ⇔ H+ (aq) + CN– (aq)
Um experimento sobre esse equilíbrio químico, realizado a temperatura constante, analisou quatro parâmetros, apresentados na tabela:
Parâmetro: grau de ionização
Símbolo: α
Parâmetro: constante de equilíbrio
Símbolo: Ka
Parâmetro: potencial hidrogeniônico
Símbolo: pH
Parâmetro: concentração de HCN
Símbolo: [HCN]
Ao ser estabelecido o equilíbrio químico da ionização, foi adicionada certa quantidade de NaCN(s). Após a dissolução e dissociação completa desse composto, houve deslocamento do equilíbrio de ionização.
O parâmetro que sofreu redução, após a adição do composto, é representado pelo seguinte símbolo:
Um estudo realizado sob quatro diferentes condições experimentais, para avaliar a dissolução de oxigênio no plasma desses animais, apresentou os seguintes resultados:
O transporte de oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo foi mais favorecido na condição experimental representada pela seguinte letra: