Questões de Vestibular UFBA 2013 para Vestibular de Filosofia
Foram encontradas 70 questões
Os principais filósofos do século VI a.C. criaram uma genealogia de deuses para explicar a origem do universo.
Filosofia e Ciência têm, em comum, a rejeição a argumentos de autoridade, exigindo comprovação racional para suas hipóteses.
Os filósofos pré-socráticos, também chamados naturalistas, investigavam causas materiais para a natureza, como a água, o fogo e o átomo.
A filosofia pré-socrática era voltada à explicação de questões éticas, como a felicidade e a virtude.
Alguns filósofos pré-socráticos, como Demócrito e Leucipo, defendiam a existência de elementos indivisíveis na natureza, denominados“átomos".
Sócrates era adepto da doutrina de Protágoras, segundo a qual, “o homem é a medida de todas as coisas", defendendo que a verdade é relativa a cada pessoa.
Platão rejeitou o mobilismo universal, defendido por Heráclito, em favor de uma teoria que ficou conhecida como o Mundo das Ideias.
Para explicar os movimentos de geração e de corrupção, Aristóteles formulou a Teoria do Hilemorfismo, defendendo a existência de uma composição entre forma e matéria nos seres naturais
Aristóteles considerou a Matemática e a Física ciências teóricas, e a Teologia, uma ciência prática.
O Estoicismo é uma escola filosófica, cuja concepção ética valoriza o auto controle e a indiferença diante dos infortúnios.
O Epicurismo é uma corrente filosófica oposta ao hedonismo e defensora de um domínio racional diante das paixões e dos prazeres.
O Ceticismo Acadêmico é uma escola filosófica baseada no ensinamento de Aristóteles, que o formulou
quando ainda era aluno de Platão.
Filósofos pré socráticos eram denominados sofistas preocupados em ensinar técnicas de argumentação
para se vencer qualquer debate.
A Patrística, primeiro período da História da Filosofia Medieval, apresentava como característica a adoção do Estoicismo e a rejeição do Neo-Platonismo.
Santo Agostinho adaptou a Teoria das Ideias de Platão ao contexto cristão, considerando as ideias como
modelos existentes na mente divina.
Santo Agostinho opôs-se ao Maniqueísmo, ao considerar que não existe um mal absoluto.
Para Tomás de Aquino, o conteúdo da Fé Cristã está acima da razão humana, portanto fé e razão estão sempre em contradição.
Tomás de Aquino rejeitou vários princípios do Aristotelismo, como a Doutrina das Quatro Causas, o Hilemorfismo e a Doutrina das Categorias.
Tomás de Aquino considerava a crença na existência de Deus uma matéria de fé, não podendo ser provada racionalmente.
O método científico , proposto por Descartes, baseia-se em quatro princípios: evidência, análise, síntese e desmembramento.