Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2
Foram encontradas 5 questões
Sobre a formação e o estabelecimento das fronteiras do território brasileiro representados no mapa é correto afirmar que:
Analise a imagem e o texto abaixo:
“Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. (...) ‘Paz’ significava ‘antes de 1914’: depois disso veio algo que não mais merecia esse nome. (...) Locais, regionais ou globais, as guerras do século XX iriam dar-se numa escala muito mais vasta do que qualquer coisa experimentada antes. (...) Em suma, 1914 inaugurou a era do massacre.”
(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 30-32.)
A partir da leitura da imagem, do fragmento textual e
dos seus conhecimentos sobre as guerras no século XX, é
INCORRETO afirmar que:
“Era 1936. A Olimpíada. Os jogos de Hitler.
Jesse Owens acabara de completar o revezamento 4 X 100 e conquistou sua quarta medalha de ouro. A história de que ele era subumano, por ser negro, e da recusa de Hitler a lhe apertar a mão foi alardeada pelo mundo afora. Até os alemães mais racistas ficaram admirados com os esforços de Owens, e a notícia de sua proeza vazou pelas brechas”.
(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008, p. 41)
É correto afirmar que o fragmento textual acima, do escritor Marcus Zusak, representa:
(MARTINS, Estevão de Rezende. O alargamento da União Européia e a América Latina. In. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 47, n. 2, Brasília, dez. 2004.)
Sobre os eventos históricos após 1945, é INCORRETO afirmar que a Europa:
(CAPELATO, Maria Helena e outros. (orgs.) História e cinema. Dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007, p. 09.)
O cinema é uma das linguagens de aproximação com a produção histórica. Considerando essas relações, é INCORRETO afirmar que o(s) filme(s):