No mapa abaixo se encontram representados os seguimentos...

Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) As fronteiras terrestres atuais do Brasil foram configuradas em sua forma atual somente no período da Primeira República.
B) O "uti possidetis" é o princípio que garante a posse permanente de um território disputado aquele que possua sua ocupação prévia a disputa em questão. Assim as preocupações geopolíticas dos Estados colonizadores de Portugal e Espanha envolviam frequentemente o estabelecimento de núcleos populacionais, mesmo que baseados em fortificações militares, como forma de assegurar a posse definitiva de um território e posteriormente adquirir alguma vantagem em negociações de delimitação de fronteiras. Esta tática seguiu existindo e foi utilizada nas negociações com a Bolívia envolvendo o Acre e ainda hoje é utilizada na manutenção de ocupações em isoladas ilhas oceânicas no Atlântico Sul que garante vantagens ao Brasil como a extensão da Zona Econômica Exclusiva ao longo de seu litoral.
C) A Guerra do Paraguai ocorrida durante o período imperial teve disputas de limites de fronteiras como um de seus pontos principais.
D) Chile e Equador sequer fazem fronteira com o Brasil e as negociações envolvendo o Barão do Rio Branco foram com a Bolívia.
E) A questão do Pirara, Palmas, Cabeça de Cachorro, Amapá e Acre só foram resolvidas durante o Brasil República.
GABARITO DO PROFESSOR: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo