Questões de Vestibular Unichristus 2016 para Vestibular, Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Específicos
Foram encontradas 25 questões
ANTIDEPRESSIVOS
Os chamados antidepressivos Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO) promovem o aumento da disponibilidade da serotonina por meio da inibição dessa enzima responsável pela degradação desse neurotransmissor intracelular. As principais drogas que fazem parte dessa classe são fluoxetina, paroxetina, sertralina, escitalopram e citalopram. O antidepressivo é uma droga de origem psiquiátrica indicada no tratamento dos transtornos do estado do ânimo e do humor. Apesar do nome, a depressão não é sua única indicação. Os antidepressivos também podem ser usados em outros distúrbios psiquiátricos como transtorno bipolar, distúrbios de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e até em doenças orgânicas como a fibromialgia e tensão pré-menstrual.
Disponível em:<http://www.mdsaude.com/2010/04/antidepressivosescitalopram-citalopram.html> . Acesso em: 14 de julho de 2016.
De acordo com a cinética química, o texto permite inferir que os antidepressivos
O estudo da comunidade biótica do ecossistema marinho de uma determinada faixa litorânea revelou o esquema mostrado na teia alimentar a seguir.
Pode-se afirmar que ocupam o segundo nível trófico nessa
teia alimentar
Observe as tabelas a seguir que apresentam informações comparativas sobre os valores nutricionais de dois tipos de cereais, identificados como A e B.
(*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de
suas necessidades energéticas
(*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de
suas necessidades energéticas.
Comparando as informações nutricionais das tabelas
(Cereal Matinal A e B) e os conhecimentos relacionados à
bioquímica celular, pode-se afirmar corretamente que
O título do filme é composto por letras representativas dos(as)
Um estudo realizado por cientistas na Itália revelou que camundongos que beberam um coquetel com três tipos de aminoácidos tiveram um aumento de 12% da expectativa de vida em comparação com cobaias que não passaram pelo tratamento. Além de viver mais, os camundongos que tomaram os aminoácidos também mostraram uma melhora na forma física e na coordenação, revertendo problemas associados à idade avançada. Nos experimentos, descritos em um artigo na publicação científica Cell Metabolism, as cobaias saudáveis, de meia-idade, receberam água contendo os aminoácidos leucina, isoleucina e valina.
Disponível em:<http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/coquetel-deaminoacidos-pode-ajudar-a-viver-mais-dizem-cientistas.html> . Acesso em: 2 de agosto de 2016.( Adaptado)
Os compostos utilizados na pesquisa noticiada são classificados como