Leia o texto a seguir. “Ainda que vocês na Espanha achem um...
“Ainda que vocês na Espanha achem um pouco forte meu casamento com uma índia, aqui isso não é, de modo algum, uma desonra, pois a nação dos índios goza de alta estima”. É assim que, em 1571, um comerciante espanhol do México explica sua união para um sobrinho instalado perto de Madri, em uma época em que a Europa se dilacera: as guerras de religião devastam a França e os Países Baixos, a noite de São Bartolomeu é iminente. Essa aliança entre um espanhol e uma índia ignora as barreiras étnicas, sociais e culturais. Ela coloca, de uma maneira brutal, uma questão que nos preocupa talvez ainda mais que aos contemporâneos de Montaigne, Shakespeare e Cervantes, a das mestiçagens.
(Adaptado de: BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo 2. As Mestiçagens. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.9.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as mestiçagens no processo de conquista e colonização da América, considere as afirmativas a seguir.
I. Os mestiços, que começaram a nascer na América em maior número a partir de 1570, eram festejados com grande alegria e esperança por suas famílias e comunidades, pois eram vistos como a grande oportunidade de ascensão social familiar, pela possibilidade de aproximação dos espanhóis e de sua cultura. II. A história do Novo Mundo se reduziu a um enfrentamento entre civilizações europeias e civilizações índias, duas unidades culturais desiguais em confronto, resultando na sobreposição da cultura espanhola sobre a cultura indígena, com a eliminação da cultura vencida. III. Ainda que se considere a fala repleta de positividade do comerciante espanhol sobre sua relação com uma índia, aos olhos das autoridades espanholas, os mestiços, oriundos desse tipo de relação, apareciam como uma coletividade ameaçadora, portadora da insubordinação natural, “sugada no leite materno”. IV. As condições demográficas permitem opor várias formas de mestiçagens; frente a importantes concentrações indígenas – no México, nos Andes –, as sociedades europeias são obrigadas a levar em conta a presença dos índios. Em áreas como a costa do Brasil, os índios que sobreviveram às epidemias são por demais dispersos ou raros para modificar a colonização.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta letra C.
I - Os mestiços eram vistos, sobretudo, pelos Europeus através de uma imagem poluída completamente negativa, sendo possível encontrar mestiços que foram escravos, poucos, mas sobretudo trabalhando de forma analoga a escravidao, com ganhos irrisórios não sendo o suficiente mtas vezes pra sobreviver.
II - Não é possível resumir os processos de colonização a algo tao simples só por aí ja é o suciente pra estar errada, não é possivel dizer que houve a eliminção de uma cultura até pq é possivel encontrar traços da cultura dos nativos até os dias de hoje
Em 1570 (sec. XVI) não existia ascensão social... A 'categoria' era herdada e hereditária: nasceu pobre, sempre será pobre; seu pai é carpinteiro ? você também será. Nasceu rico ? Vem de uma família sustentada por escravos e mais pobres ? Assim será você e seus descendentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo