O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2012 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q296132 Geografia
O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

                                                              Imagem 018.jpg

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, respectivamente, nos seguintes horários:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

É importante não se deixar influenciar pelos números apresentados no mapa, pois eles podem gerar confusão, uma vez que se tem a impressão de que o horário aumenta a cada fuso à esquerda. Na verdade, os números na parte de baixo do mapa indicam quantas horas de diferença há entre o Meridiano de Greenwich, que é o marco zero do fuso horário, localizado nos arredores de Londres, e os locais apresentados no mapa. A leste desse meridiano, aumenta-se uma hora a cada fuso. A oeste do meridiano, diminui-se uma hora a cada fuso. O continente americano está a oeste do meridiano, de modo que os locais apresentados no mapa estão algumas horas atrás do horário de Londres (ex.: o horário de Brasília está três horas atrás do londrino). Como a questão não fala no meridiano, basta ver a diferença de hora entre os locais mencionados no enunciado e subtrair ou adicionar horas, dependendo do local. Não se deve esquecer que é necessário somar para lugares à direita (leste) e subtrair para lugares à esquerda (oeste). Em Brasília, são 21 horas. La Paz está a um fuso à esquerda, de modo que o horário local será 20 horas. Caracas está a um fuso e meio de distância a oeste de Brasília, o que significa que seu horário local será às 19h30min. Buenos Aires está no mesmo fuso de Brasília, ou seja, 21 horas. Por fim, Fernando de Noronha está um fuso a leste de Brasília, de modo que seu horário local para assistir ao vivo o discurso será às 22 horas.


A alternativa correta é a letra (E).


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em primeiro lugar, responda a questão por eliminação. Noronha está uma hora a frente, 22hs. Elimine a alternativa A e D. Depois observe que a Venezuela está a esquerda de Brasília. Logo, deveria ter o horário inferior ao do Brasil. Elimine a alternativa B e C. Restou apenas a E

Utilizando o meridiano de Greenwich , tudo que for ao oeste = negativo.

21h o pronunciamento.

Utilizemos o valor em módulo, sempre

Brasilia= -3h fuso horário em relação ao meridiano e será 21h

La paz está a esquerda de Brasilia ( - ) : |-3|-|4|= 3-4= -1h ( 21h-1h= 20h)

Bueno aires está inserido no fuso de Brasília

Fernando de Noronha está ao leste de Brasilia : |-3|-|2| = 1h= (21h+1=22h)

Caracas que é o b.o, mas sabemos que ele diminui em relação a Brasilia, logo sobra a letra E

APMBB

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo