O compositor-poeta inicia o Texto 2 com um diálogo com outr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2016 - UECE - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q790857 Português

A partir dos anos 20, com os estudos desenvolvidos por Bakhtin e seu grupo, a língua passou a ser vista como um fenômeno social e os enunciados passaram a ser considerados como uma grande rede responsiva: cada enunciado responde a enunciado anterior e, ao mesmo tempo, espera resposta de um outro enunciado posterior.

                                                 Texto 2

                                            Super-Homem

                                               (A Canção)

                                                       I

Um dia

Vivi a ilusão de que ser homem bastaria

Que o mundo masculino tudo me daria

Do que eu quisesse ter

                                                       II

Que nada

Minha porção mulher, que até então se resguardara

É a porção melhor que trago em mim agora

É que me faz viver

                                                      III

Quem dera

Pudesse todo homem compreender, oh, mãe,

                                                      [quem dera

Ser no verão o apogeu da primavera

E só por ela ser

                                                       IV

Quem sabe

O Super-homem venha nos restituir a glória

Mudando como um deus o curso da história

Por causa da mulher

                                                                                                                 (Gilberto Gil)

                               (https://www.vagalume.com.br/search.php?q=super%20 homem)

O compositor-poeta inicia o Texto 2 com um diálogo com outro texto. Segundo suas próprias palavras, ele compôs a “canção” provocado pela narrativa entusiástica de um filme, feita por Caetano Veloso. Atente ao que se diz sobre a atitude dialógica desses textos.

I. O diálogo se revela sutilmente no título.

II. O diálogo explicita-se na última estrofe.

III. O diálogo efetua-se com o cruzamento de três sistemas semiológicos: o do cinema, o da música e o do poema.

Está correto o que se afirma em

Alternativas