Observe o que se diz sobre as expressões referenciais prese...
( ) Isso (linha 129); Esse processo (linha 141); Tais aspectos (linha 149) atuam da mesma maneira na organização do texto: retomam e sintetizam o que foi dito anteriormente.
( ) A expressão Cada um de nós (linha 159) retoma anaforicamente não uma palavra ou um enunciado, mas a ideia de "ser humano" sugerida por memória humana e por biografia. É um caso em que a retomada é feita indiretamente.
( ) Essa diferença (linha 168) retoma somente o último enunciado do parágrafo: Neles a memória não possui a mesma riqueza de detalhes e de abrangência (linhas 166-168).
( ) As expressões a linguagem (linha 170); a imaginação (linhas 178-179) não podem ser consideradas anafóricas porque repetem as palavras que foram usadas para introduzir o referente.
( ) O pronome elas (linha 209) faz uma referência ambígua: do ponto de vista das relações textual-discursivas, parece remeter à expressão referencial todas as imagens (linhas 203-204); do ponto de vista das relações puramente sintáticas, parece retomar imagens interiores, produzidas e transformadas por um estado emocional (linhas 207- 208), que seria o antecedente mais próximo.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os termos “Isso”, “Esse processo” e “Tais aspectos” cumprem a função de anáforas dos elementos retomados. A expressão “Cada um de nós” está associada à memória humana, à capacidade de cada um ter uma autobiografia. A expressão “diferença” retoma toda a oração indicada. As expressões “linguagem” e “imaginação” podem ser consideradas anafóricas, pois retomam termos antes anunciados. A repetição está no sentido de explicar e especificar os termos. O pronome “elas” se refere tanto às imagens indicadas na entrevista, de modo geral, quanto às imagens interiores.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo