0 tráfico de escravos da África para o Brasil, por menos qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: CEDERJ Prova: SELECON - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Opção Inglês |
Q1705878 História

0 tráfico de escravos da África para o Brasil, por menos que se queira, faz parte da nossa história. Mesmo que se tente esquecer ou esconder - como fez Rui Barbosa quando mandou queimar a documentação existente sobre escravidão no Brasil - não se pode ignorar sua existência.

(Extraído: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/trafico-deescravos-no-brasil/trafico-e-comercio-de-escravos/)

O traficante de escravos ganhava muito dinheiro, pois, trazendo para os nossos dias, os escravos valiam na África cerca de U$ 40 e podiam ser vendidos no Brasil por U$ 400, mas podendo chegar até U$ 1.200 que, na lógica cruel mercantilista, a perda de alguns homens durante a viagem não fazia diferença.

(Fonte: O Globo, 22 de janeiro de 2011.)

O comércio negreiro, demonstrado pelos relatos acima, marcou profundam ente a história da sociedade brasileira e era bastante lucrativo.

Entre as opções que se seguem, uma explicação da predominância do trabalho do africano escravizado na América portuguesa, já a partir do século XVII, era:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Falsa. O clero católico não se pronunciou. A inércia da Igreja é criticada até hoje. Por um lado, afirmam que havia uma tentativa de equilibrar os interesses mercantis com os católicos, por outro sabe-se que muita coisa poderia ter sido evitada, caso as autoridades religiosas se posicionassem como atualmente o fazem.

B) Falsa. Alternativa apresenta ideias preconceituosas e que não dizem respeito ao indígena. É preciso diferenciar preguiça de cultura. A cultura do índio não é a de acúmulo. Ou seja, não há necessidade de viver e morrer estudando, trabalhando o tempo todo, em função de um pedaço de papel pintado com cara de um animal. É simplesmente o ato de ir atrás quando há necessidade, parar de ir atrás quando não há necessidade.

C) Correta. É o principal motivo para que a classe mercantil passasse a negociar o nativo africano como um objeto.

D) Falso. Explicado na alternativa anterior.

Gabarito: C

EsPCEx 2022

NÃO CAIAM NESSA DE QUE ÍNDIO ERA PREGRIÇOSO PELO AMOR DE DEUS !!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo