A China foi um dos poucos Estados (...) que, agredido pelo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: CEDERJ Prova: SELECON - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Opção Inglês |
Q1705880 História
A China foi um dos poucos Estados (...) que, agredido pelo Imperialismo, pôde evitar a divisão, no estilo africano. Em compensação, sofreu ameaças, bombardeios e humilhações; seu povo foi submetido à destruição lenta pelos traficantes de drogas (...) e suas cidades mais importantes foram transformadas, pelos ocidentais, em verdadeiros bordéis internacionais.
(BRUIT, Héctor H. O Imperialismo. Atual Editora. 2a edição. SR 1987. p. 34 .) Imagem associada para resolução da questão

Atom ada de BacNinh, na China, pelos franceses em 1884. Wikipédia.
Em meados do século XIX, o vasto território chinês e seu império milenar quase completamente isolado do mundo foram “abertos” às nações imperialistas, atraídas por suas imensas potencialidades. Pode ser assinalada como uma potencialidade chinesa:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a China durante o Imperialismo do século XIX, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Embora argumentos religiosos tenham sido empregados pelos imperialistas, não foi essa a motivação primordial que conduziu à exploração de países africanos e asiáticos, especialmente a China, durante o século XIX. As considerações econômicas e comerciais predominavam.


B) Incorreta – Na época em que a China foi "aberta" às nações imperialistas, no século XIX, as reservas de petróleo não eram uma consideração significativa, pois o petróleo ainda não havia se tornado a principal fonte energética das indústrias. Além disso, as reservas da China não eram amplamente exploradas ou conhecidas ainda.


C) Incorreta – Nesse período, a China ainda não estava totalmente industrializada, dependendo principalmente da agricultura, de algumas pequenas indústrias artesanais e do comércio em pequena escala. Assim, ainda não havia a presença de grandes empresários industriais chineses.


D) Correta – A potencialidade chinesa destacada aqui é seu vasto mercado consumidor e a oportunidade de investir os capitais excedentes. Durante o século XIX, a China era vista como um mercado extremamente atrativo para as potências imperialistas devido à sua imensa população e ao potencial de consumo que isso representava. Além disso, o investimento de capitais excedentes na China poderia proporcionar lucros significativos para os investidores estrangeiros.


Gabarito – Letra D


Referência:


Quiroz, Félix Briones, and Juan Carlos Medel Toro. "El imperialismo del siglo XIX." Tiempo y espacio 18 (2007).


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A China é um dos países com industrialização tardia (assim nascem os tigres asiáticos), apenas se industrializou com investimentos de outros países.

Gabarito C

O principal objetivo dos paises imperialista era conquistar mercado consumidor e mão de obra, a china, com sua grande população e nao industrializada, foi vista como uma região de grande "potencialidades", na visão imperialista.

letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo