Sobre o movimento constitucionalista de 1932, é possível afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2010 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q535019 História
Sobre o movimento constitucionalista de 1932, é possível afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D. Esse movimento, como o próprio nome diz, exigia de Vargas a promulgação de uma nova constituição, pois as oligarquias cafeicultoras achavam que com a promulgação de uma nova constituição conseguiriam reaver o poder, além disso, queriam a substituição do atual interventor do estado de São Paulo, que era um militar Pernambucano nomeado por Vargas. O movimento obteve relativo sucesso, pois teve o interventor substituído por um civil paulista e a Constituição foi promulgada, em 1934.

Espero ter ajudado....

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Depois de vários embates entre o governo e as elites paulistas, em 1933, o governo convocou eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, principal reivindicação formal do movimento de 1932.
A Constituição entrou em vigor em 16 de julho de 1934, juntamente a isso o Congresso realizou eleições indiretas e Vargas seguiu no poder, agora como presidente constitucional.

Vargas atendeu ao pedido dos paulistas em nomear um interventor civil e paulista, muito embora os revoltosos tenham sido derrotados. Tanto é que, em Outubro de 1932, a força pública paulista se reuniu com o Coronel Góis Monteiro em um QG no Vale do Paraíba para se entregar. Essa concessão de Vargas só veio a acontecer em agosto do ano seguinte, cerca de um ano antes da promulgação da Constituição de 1934.

após os paulistas se renderem e Vargas punir os líderes do movimento, Vargas acabou concedendo algumas exigências que os paulistas estavam reinvindicando:

  • Reafirmou a constitucionalização do país com a convocação de eleição para formação da Assembleia Constituinte em 1933;
  • Nomeou um interventor do agrado dos paulistas: o civil Armando Sales de Oliveira;
  • Anunciou que as dívidas de guerra realizadas pelos paulistas seriam assumidas pelo Banco do Brasil.

Não teve nada haver com café.

Não atrasou processo de democratização nenhum.

São Paulo queria uma nova constituição, não se separar do país. Movimentos separatistas nesse ponto da história se encerraram.

O movimento foi um fracasso.

Logo, sobra apenas a Letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo