Acerca da contextualização histórica que o texto propõe como...
O contexto internacional a que se refere o texto, sobretudo no que tange à difusão de ideologias políticas, integra a crise do denominado período entreguerras, o qual se caracterizou pelo descrédito na capacidade de o sistema liberal garantir o bem-estar social.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O grande estopim de tal pensamento, o descrédito no sistema liberal, foi a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, ocasionada por uma superprodução sem a demanda correspondente.
A primeira guerra mundial fez com que o mundo, vendo todo aquele horror, tivesse medo de que tudo aquilo ocorresse novamente. De acordo com o livro "Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt, uma grande parte da população sempre tende a procurar líderes fortes, que exprimam suas dores e sentimentos. Dessa forma, a Europa, principalmente, passava por um momento de dúvida no tocante à democracia. Com a crise de 29, a crença nas democracias liberais é vastamente corroída, culiminando no fortalecimento dos regimes totalitários, inclusive no Brasil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo