No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Jane...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q583816 Geografia

No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera “iguais” todas as favelas, ainda está presente no senso comum – e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista.

Gerônimo Leitão

Adaptado de observatoriodefavelas.org.br.

Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui para o tipo de visão a que o autor do texto faz referência é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Entre as alternativas disponíveis, a única que descreve uma característica sócio espacial que influencia a visão homogeneizante em relação às favelas é a densidade  elevada de habitações (letra A). No censo de 2010, o IBGE inovou ao pesquisar o tema dos aglomerados subnormais (AGSN), termo que inclui as favelas, e indicou que, entre os seis maiores aglomerados do Brasil, todos com mais de 50 mil habitantes, dois eram cariocas ( Rocinha e Rio das Pedras). Se os complexos tivessem sido considerados (conjuntos de AGSN), na lista dos com mais de 50 mil moradores também entrariam os Complexos da Maré (64.094) e do Alemão (60.583).  Além disso, o Censo ressaltou que as favelas continuaram a crescer na última década numa velocidade superior à da cidade como um todo.

Resposta: A 



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

''A paisagem das favelas é marcada pela densidade muito elevada das habitações. Esse atributo socioespacial é o resultado direto do processo de constituição desses espaços populares, caracterizados pela ocupação espontânea e integral das áreas disponíveis. Além disso, a omissão do poder público na gestão desses lugares explica a carência de áreas de lazer e de vias adequadamente construídas. Sendo assim, a densidade do espaço construído e uma relativa homogeneização da paisagem sob esse aspecto contribuem para os estereótipos mencionados pelo autor do texto.''

Fonte: Revista Eletrônica da UERJ.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo