Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - Geografia |
Q1798523 Geografia
Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pecuária intensiva:

Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. As fazendas que desenvolvem suas atividades de modo intensivo aplicam largamente a tecnologia, incluindo o uso de inseminação artificial, de maquinários e de insumos e fertilizantes.

Devido ao confinamento e ao semiconfinamento, as estratégias nutricionais são bastante avançadas e se unem às demais técnicas para impulsionar a produtividade do rebanho. Da mesma forma, os métodos de preparo do solo e cultivo de forrageiras também são avançados, e a exploração desse recurso se dá por um tempo maior.

Vantagens

A principal vantagem da pecuária intensiva é, sem dúvidas, os elevados índices de produtividade alcançados em função das estratégias alimentares. Para um bom desempenho dos animais, deve-se investir em uma ração bem balanceada, silagem ou pasto de qualidade, melhorando o ganho de peso dos animais, bem como o rendimento da carcaça no período de terminação.

Este tipo de pecuária (semiconfinamento), portanto, melhora o uso da pastagem, bem como possibilita o alcance da taxa ótima de lotação com o melhor ganho de peso e a rentabilidade por hectare.

Desvantagens

A principal desvantagem apontada nesse sistema é o seu alto custo de implantação e produção. Para assegurar o bem-estar animal, as estruturas devem ter a ambiência ideal para os bovinos. Afinal, questões dessa natureza podem impactar severamente a produtividade do rebanho.

Pecuária Extensiva:

A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva.

A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral. Nas épocas de seca do ano em que há escassez de forrageiras, utiliza-se um suplemento mineral com ureia.

Vantagens

A principal vantagem deste tipo de pecuária é o baixo investimento que o sistema requer — mesmo que sejam necessárias a suplementação e a reposição mineral, já que as pastagens apresentam deficiência em um ou outro nutriente em diferentes épocas do ano.

Desvantagens

A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.

Resp: C

.

.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo