O canto dos sapos tem tudo  a ver com a reprodução. Na maior...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2013 - IF-SP - Vestibular |
Q340987 Biologia
O canto dos sapos tem tudo  a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. a fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás  e lança seus espermatózoides sobre os pequenos óvulos, buracos nas árvores que estejam cheios de água. (*Por que os sapos cantam? - Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 128, setembro de 2002. Adaptado. )



Considere as seguintes a rmações sobre o texto anteriormente transcrito:

I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozóide  dá origem aos girinos.

II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados

III. Os óvulos e os espermatozóides são células  especiais  formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.

IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas  divisões celulares chamadas mitose.




São verdadeiras as afirrmações feitas em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presença de material genético de um macho e de uma fêmea combinando-se para formar um novo indivíduo caracteriza a reprodução sexuada. No caso dos sapos, espermatozoides fecundam os óvulos para dar origem aos girinos, item I falso. Nos anfíbios, de forma geral, a fecundação é externa, e por isso, eles ainda são dependentes da água para reprodução. Como explicado no trecho fornecido, a fêmea libera seus óvulos na água e o macho faz o mesmo com seus espermatozoides. Ambos se encontram fora do corpo dos animais, formando os ovos que originarão os girinos, item II falso. Os gametas (óvulos e espermatozoides) são células especiais haploides (n), formadas através do processo de meiose. Quando se encontram formam o novo ser diploide (2n), item III verdadeiro. O crescimento dos sapos é possível através do processo de mitose, em que cada célula-mãe origina quatro células-filhas idênticas entre si, item IV verdadeiro.


Letra D correta.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Excelente o comentário do professor, exceto o fato de que na mitose uma célula-mãe origina duas celulas filhas idênticas entre si (e não quatro como o professor afirmou).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo