Para as “boas” escolas vão sempre os professores mais compet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2015 - UEG - Vestibular |
Q1783270 Sociologia
Para as “boas” escolas vão sempre os professores mais competentes e experientes. Nelas, as condições de trabalho são melhores. Há um número menor de alunos por turma e o tempo de aula é maior. O material didático é abundante e de boa qualidade.
Nas escolas “carentes” dá-se o contrário. Os professores estão sobrecarregados e insatisfeitos. Por causa disso, ficam pouco tempo na escola. O material didático (cartilhas, livros, etc.) é inadequado e insuficiente. As turmas estão superlotadas e as crianças têm menos tempo de aula. Nessas escolas, os professores faltam com mais frequência às aulas, os alunos são rebeldes ou desinteressados e há mais problemas de disciplina.
CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D ; OLIVEIRA, R. D. A Vida na escola e a escola da vida. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 52-53.
As afirmações acima, em nível geral, apresentam uma descrição do sistema escolar brasileiro em seu nível fundamental.
Essa situação do sistema escolar pode ser melhor explicada a partir de qual teoria sociológica?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A teoria das classes sociais, que apresenta a divisão social e seu processo de reprodução no âmbito escolar, tal como apresentado por várias pesquisas da sociologia da educação.No Brasil as Classes sociais mostra que ocorre uma desigualdade social entre pobre e ricos. Segundo a Charge de Ranin Peixoto demonstra que uma massa gigantesca tem menores rendimentos. Enquanto,um grupo de poucos tem maiores rendimentos. Ou seja, as desigualdades estam dissimuladas pela nossa sociedade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo