Considere que o artista visual Bill Viola se baseia na relaç...
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Ano: 2010
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
UNB
Prova:
CESPE - 2010 - UNB - Vestibular 2° Semestre 2010 - Primeiro Dia |
Q216193
Artes Plásticas
Texto associado
Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.
Internet: (com adaptações).
Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.
Requiem aeternam dona eis, Domine (Repouso eterno,
concede-lhes, Senhor). Com essas palavras, inicia-se o intróito
da missa pro defunctis (missa para o falecido), também
conhecida como missa de réquiem (ou, simplesmente, réquiem),
cerimônia da liturgia católico-romana na qual se honra a alma
de uma pessoa falecida, ou de mais de uma, e por ela se
intercede. As seções da missa que eram originalmente cantadas
de forma monofônica pelo oficiante passaram a ter um
tratamento musical mais elaborado e em vozes a partir da Idade
Média. Desde então, tais seções suscitaram grande número de
composições musicais, primariamente destinadas ao uso
litúrgico, como, por exemplo, o famoso Requiem, de W. A.
Mozart. No entanto, o caráter dramático do texto, especialmente
na Sequência, na qual se descreve o dia da ira de Deus e o
iminente julgamento da humanidade no dia do juízo final,
resultou em concepções que fizeram do réquiem um gênero
próprio, especialmente no século XIX, havendo versões não
apropriadas para uso na igreja, principalmente em virtude do
grande número de instrumentos e vozes empregados nesse
gênero musical.
Internet: (com adaptações).
Com base no texto e na obra The Passing apresentados acima,
julgue os itens a seguir.
Considere que o artista visual Bill Viola se baseia na relação entre a vida individual interna e a experiência do corpo, em experiências humanas universais, como o nascimento, a morte, o despertar da consciência, o renascimento, e encontra as raízes de seu trabalho tanto nas artes orientais como nas ocidentais, além de se inspirar em múltiplas tradições espirituais. A instalação The Passing, mostrada acima, apresenta três momentos: o nascimento, uma pessoa boiando na água e uma pessoa morrendo. Diante dessas informações, é correto concluir que o segundo momento representa a vida humana ativa entre os instantes do nascimento e da morte.