Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2010 - UNICAMP - Vestibular - Prova 1 |
Q282797 História
Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”:

Imagem 059.jpg

Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o trecho do poema “Padrão" do poeta português Fernando Pessoa, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – O poema não faz referência ao sistema de colonização ou ao tráfico de escravos. Ele compara os domínios marítimos e não os sistemas de produção. Além do mais, os sistemas grego e romano não foram caracterizados pela servidão e sim pela escravidão.


B) Correta – Pessoa contrasta o alcance limitado das navegações gregas e romanas, restritas ao Mediterrâneo e, portanto, consideradas um "mar com fim", com a vasta expansão oceânica dos portugueses, que exploraram os oceanos Atlântico e Índico, simbolizando o "mar sem fim".


C) Incorreta – Embora essa alternativa mencione a expansão geográfica, ela se concentra em possessões coloniais específicas (Europa vs. Norte da África) em vez de comparar a vastidão dos domínios marítimos. O poema fala da imensidão do oceano e do contraste entre o "mar com fim" e o "mar sem fim", que não é abordado corretamente aqui.


D) Incorreta – O foco desta alternativa está na duração dos impérios e nos eventos que levaram ao seu fim. No entanto, o poema não trata da duração temporal dos impérios, mas sim da extensão geográfica e do conceito de "fim" em relação ao alcance marítimo.


Gabarito – Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No trecho “o mar com fim será grego ou romano”, há uma menção ao fato de os domínios de Grécia e Roma na Antiguidade se restringirem ao Mediterrâneo. Portugal, que estava estabelecendo domínios na África e na América, é quem mereceria o título de dono do “mar sem fim”.

Resposta: B

fonte: GE

mar com fim = limite = limitação
Na busca de novas rotas para as Índias orientais, visto que a rota através do mar mediterrâneo estava sob controle dos italianos, Portugal é obrigado a desbravar novos mares pela busca de uma nova rota.

mar COM fim

mar SEM fim

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo