“O Governo Michel Temer acabou, por decreto, com uma regra q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1343314 Atualidades
“O Governo Michel Temer acabou, por decreto, com uma regra que destinava uma imensa reserva de cobre na Amazônia apenas à exploração estatal abrindo o caminho para a mineração privada. Tratase da Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados (Renca), uma área com alto potencial de ouro e outros metais preciosos [...]. O decreto que a criou, em 1984, no final da ditadura militar, determinava que somente a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), uma empresa pública pertencente ao Ministério de Minas e Energia, podia fazer pesquisa geológica para avaliar as ocorrências de minérios na área”.
Fonte:<https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/24/politica/1503605287_481662.html> Acesso em: 28 de ago. 2017.


Este decreto de governo, publicado no dia 22 de agosto de 2017 gerou muita polêmica e críticas no Brasil e no mundo todo a respeito da possibilidade de perda de área de importância ecológica imensurável. Leia as afirmativas abaixo.

I - Localiza-se entre os estados do Amazonas e do Pará, em área de cobertura da floresta amazônica.
II - Na área de localização da reserva encontram-se importantes unidades de conservação como unidades de proteção integral, unidades de uso sustentável, além de terras indígenas.
III - Localiza-se entre os estados do Amapá e do Pará, em área semelhante ao tamanho da Dinamarca.
IV - A região, segundo estudos geológicos, apresenta importantes recursos minerais, como cobre, ferro e ouro.

Estão corretas apenas
Alternativas