Da leitura do texto, pode-se concluir que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2013 - IF-SP - Vestibular |
Q341009 Geografia
Imagem 039.jpg

Da leitura do texto, pode-se concluir que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Porque não se poder inferir do texto que mais da metade da população brasileira é pobre. Afirma-se que cerca de 40% da população do Nordeste vive na pobreza, mas a realidade nordestina não é a mesma do resto do país. A alternativa (A) está errada.

A alternativa (B) está incorreta, pois São Paulo é um estado mais populoso do que o Maranhão, mas apresenta menos problemas sociais do que o estado nordestino.

A alternativa (C) está correta, pois um dos maiores problemas brasileiros é a grande desigualdade regional. Índices de desenvolvimento econômico e social são sempre mais baixos no Norte e Nordeste do país se comparados com o centro-sul brasileiro. Essa desigualdade vem desde a colonização e se perpetua até os dias atuais. Vários programas governamentais foram criados com o objetivo de reduzir a desigualdade, como a SUDAM e a SUDENE, mas os resultados sempre foram bastante limitados.

A alternativa (D) está incorreta, pois na década de 2000 o Brasil teve crescimento econômico expressivo. Mesmo na época atual, em que o país tem passado por algumas dificuldades, o crescimento tem sido pequeno, mas positivo.

A alternativa (E) está incorreta porque as condições climáticas são fator importante para determinar as condições de vida da população. Exemplos disso são as áreas que enfrentam seca constante no nordeste do Brasil e no norte de Minas, que são umas das áreas mais pobres do Brasil, onde o Índice de Desenvolvimento humano é muito baixo. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  •  c) as desigualdades regionais no Brasil são elevadas.
  •  

    Fazendo uma classificação, baseada no IDH das regiões brasileiras, teremos a seguinte hierarquia:

    Primeiro lugar: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul;

    Segundo lugar: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá;

    Terceiro lugar: Acre, Pará e Sergipe.

    Por último, estão os estados do Nordeste, com exceção de Sergipe.

    É necessário algumas outras informações:

    A Região Nordeste goza desde o final da década de 2000 de um forte crescimento econômico. Mesmo durante a Crise Econômica Mundial de 2008-2009, a Região apresentou aumento no PIB: enquanto o PIB do Brasil recuou 0,2% em 2009, o PIB de Pernambuco cresceu 3,8%; o PIB do Ceará, 3,1%; e o PIB da Bahia 1,7%. Esse crescimento amenizou o impacto da maior crise do capitalismo dos últimos 80 anos na economia brasileira.

    Em 2011 seu PIB nominal era de R$ 555,3 bilhões, superando o de países como Chile, Singapura e Portugal; e seu PIB nominal per capita, de R$ 10.379,55, superando o de países como Ucrânia, Tailândia e China.

    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil

    Terra maravilhosa, povo guerreiro.

    Gabarito C

    Uma das características marcantes do Brasil é a desigualdade econômica entre indivíduos e regiões. Do ponto de vista regional, o que se observa é uma concentração relativa de produção e renda nas regiões Sul e Sudeste e maior nível de pobreza nas regiões Norte e Nordeste.

    CFOPMBA

    Clique para visualizar este comentário

    Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo