Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2018 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q893651 Geografia

Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.

(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, n° 91, setembro/dezembro de 2017.)


Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima pede para o candidato assinalar a alternativa correta que descreve um processo de auto-organização da paisagem natural dos rios.
Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato entenda de hidrologia e de todos processos antrópicos e naturais que alteram a dinâmica fluvial de um rio. Mas é importante saber, principalmente, qual é o processo natural citada nas alternativas que interferem na paisagem natural relacionada aos rios.
Feito isso, vamos a análise das alternativas:

Letra A - Incorreta, pois o processo de retificação de rios consiste na canalização dos cursos de água no objetivo de mudar a direção do corpo hídrico, a partir da implantação de uma superfície dura ou impermeável, feita geralmente de concreto, para modelar a direção do rio desejada. Esse processo, na maioria das vezes, é feito para a implantação de avenidas, marginais e vias de trânsito rápido em cidades próximas a cursos d'água. Como o processo é antrópico, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.
Letra B - Incorreta, pois o processo de epirogênese é um processo que ocorre quando as movimentações das placas tectônicas ocorrem na posição vertical, o que impede a ocorrência de falhas geológicas. Quando o deslocamento vertical ocorre pra cima, o processo é chamado de soerguimento, quando é pra baixo, é chamado de subsidência. Como a epirogênese é um processo que não refere-se aos rios, a Letra B não se constitui como gabarito da questão.
Letra C - Incorreta, pois a lixiviação ocorre quando há o arraste do solo a partir da força da água, fazendo com que a camada superficial perca nutrientes pelo fluxo hídrico. Esse processo ocorre quando o solo fica exposto a partir da remoção da vegetação promovida pelo desmatamento, pelas queimadas ou pelo excessivo pisoteio do gado. Ficando exposto, o solo fica frágil e susceptível à ação das chuvas. Como esse processo tem causa antrópica, a Letra C não se constitui como gabarito da questão.
Letra D - Incorreta, pois o escoamento laminar ocorre quando a água das chuvas passa pelo solo retirando sua cobertura superficial gerando seu desgaste. Esse desgaste ocorre, quando o solo está desprotegido por conta da remoção da vegetação. Como é um processo que tem causa antrópica, e que não tem relação com rios, a Letra D não se constitui como gabarito da questão.
Letra E - Correta, pois os meandros formados ocorrem em função da força da gravidade, uma vez que o curso de água, ao longo de sua extensão, busca sempre os lugares de menores altitudes. Essa busca, faz com que o rio tenha inúmeras curvas, chamados de meandros, que ocorrem a partir de um processo NATURAL. Portanto, a Letra E é o gabarito da questão.
Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em função da ação da força da gravidade, a água, ao longo de seu percurso, busca sempre o ponto de menor altitude, o que, numa região de baixa declividade, faz com que o rio descreva inúmeras curvas, os chamados meandros.

Fonte:https://www.indagacao.com.br/2018/05/unesp-2018-2-1-fase-qual-e-a-diferenca-pela-qual-evolui-a-rede-de-rios.html

Só termologias para ferrar o estudante!

esses termos... Parece o enem com aquela questão de ''alivio de tensão geológica''

Resolução (Objetivo):

Em função da ação da força da gravidade, a água, ao longo de seu percurso, busca sempre o ponto de menor altitude, o que, numa região de baixa declividade, faz com que o rio descreva inúmeras curvas, os chamados meandros.

Resposta:

(E) a formação de padrões meândricos.

Fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/05/unesp-2018-2-1-fase-qual-e-a-diferenca-pela-qual-evolui-a-rede-de-rios.html

Meandro consiste em uma série de curvas, geralmente em formato de um S, no decorrer de trajetória do rio. Essas curvas ocasionam uma oscilação de energia proveniente da força das águas, fazendo com que a água, durante seu percurso, seja literalmente "freada". É só você imaginar um toboágua: um com curvas e outro sem curva. Em qual desses a água escoa com maior rapidez e força? O rio segue esse mesmo mecanismo.

ALTERNATIVA (E).

FONTE: Ewerton (ESTUDA.COM)

"Se não fosse difícil, qualquer um faria. A dificuldade é o que torna tudo tão incrível".

 (TOM HANKS)  

É PROIBIDO DESISTIR! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo