Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2018 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q893663 Filosofia

Convicção é a crença de estar na posse da verdade absoluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que foram encontrados métodos perfeitos para chegar a elas e que todo aquele que tem convicções se serve desses métodos perfeitos. Esses três pressupostos demonstram que o homem das convicções está na idade da inocência, e é uma criança, por adulto que seja quanto ao mais. Mas milênios viveram nesses pressupostos infantis, e deles jorraram as mais poderosas fontes de força da humanidade. Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade!

(Nietzsche. Obras incompletas, 1991. Adaptado.)


Nesse excerto, Nietzsche

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Se, entretanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade!"

gabarito: letra E

Alternativa a, falsa. O texto não faz referência ao inatismo.

Alternativa b, falsa. O texto critica a posse da verdade absoluta como traço de infantilidade.

Alternativa c, falsa. O filósofo não se refere textualmente à religião; e ao mencionar crença, ele a critica.

Alternativa d, falsa. A vontade de abarcar a verdade absoluta é característica infantil, segundo o autor; esse desejo não identifica “maturidade intelectual”.

Alternativa e, verdadeira. Dogmatismo é a crença na verdade absoluta, algo que o autor critica, obviamente valorizando uma postura de autorreflexão.

Gabarito: E 

Em questoes que envolvem pensamentos do Nietzsche, da para excluir todas alternativas que abordam de forma positiva a religiao ou Deus, a nao ser que peça a resposta incorreta kkkkkk

Nesse excerto, Nietzsche

Alternativas

defende o inatismo metafísico contra as teses empiristas sobre o conhecimento.

>>> Claramente que não! O inatismo é uma concepção que o Ser Humano já nasce com uma ideia do campo metafísico, certamente Nietz não defendia muito a ideia de uma campo mais metafísico.

valoriza a posse da verdade absoluta como meio para a realização da paz.

>>> Na verdade, ao contrário, Nietz fala que a verdade absoluta obtida por meios de técnicas não gera Paz no mundo! Se o ser humano tivesse apenas a metade de sua força pra investigar por qual caminho ele adquiriu aquele conhecimento, isso sim geraria paz na humanidade!! > ( de acordo com o texto )

defende a fé religiosa como alicerce para o pensamento crítico.

Nietz não defende a religiosidade!

identifica a maturidade intelectual com a capacidade de conhecer a verdade absoluta.

Totalmente o oposto do excerto!! Na verdade, a autorreflexão levaria o conhecimento... A verdade absoluta para ele ou o dogmatismo é uma infantilidade humana !!

valoriza uma postura crítica de autorreflexão, em oposição ao dogmatismo.

perfeito!! ele valoriza a autorreflexão em oposição ao dogmatismo !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo