A tabela mostra valores do pH da água líquida em diferentes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2018 - EINSTEIN - Vestibular 2019 - Prova 1 |
Q1339219 Química

A tabela mostra valores do pH da água líquida em diferentes temperaturas.

Imagem associada para resolução da questão

A análise desses dados permite afirmar que o produto iônico da água, Kw,_______ com a elevação da temperatura e que a reação de autoionização da água _______ energia, sendo, portanto, um processo _______.

As lacunas do texto devem ser preenchidas por:


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão.

Esta questão aborda conceitos relacionados à autoionização da água e para resolvê-la é importante saber a equação que representa esse processo:

H2O(l) ⇋ H+(aq) + OH-(aq)

Dessa forma, a água se ioniza formando íons H+ e OH-. De acordo com a análise da tabela, conforme a temperatura aumenta ocorre uma diminuição no valor do pH, que pode ser definido pela seguinte fórmula:

pH = -log [H+]

Sendo assim, quanto menor o pH, maior o valor da concentração de íons H+. A constante que representa o equilíbrio envolvido no processo de autoionização é chamada de produto iônico da água (Kw) e é dada pela seguinte fórmula:

Kw = [H+] ∙ [OH-]

Nesse sentido, observando a fórmula acima, percebe-se que quanto maior a quantidade de íons H+, maior o valor de Kw. Como a autoionização da água, ou seja, a formação dos íons H+ e OH- é favorecida pelo aumento da temperatura, uma vez que a concentração de íons H+ aumenta, isso significa que a reação absorve energia para acontecer, sendo classificada como um processo endotérmico.

Portanto, a análise desses dados permite afirmar que o produto iônico da água, Kw, aumenta com a elevação da temperatura e que a reação de autoionização da água absorve energia, sendo, portanto, um processo endotérmico.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Autor: Talita Goulart , Graduação e Mestrado em Engenharia Química pela UFRRJ, Doutoranda em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, Professora de Química. , de Química

H2O(l) ⇋ H+(aq) + OH-(aq)

Dessa forma, a água se ioniza formando íons H+ e OH-. De acordo com a análise da tabela, conforme a temperatura aumenta ocorre uma diminuição no valor do pH, que pode ser definido pela seguinte fórmula:

pH = -log [H+]

Sendo assim, quanto menor o pH, maior o valor da concentração de íons H+. A constante que representa o equilíbrio envolvido no processo de autoionização é chamada de produto iônico da água (Kw) e é dada pela seguinte fórmula:

Kw = [H+] ∙ [OH-]

Nesse sentido, observando a fórmula acima, percebe-se que quanto maior a quantidade de íons H+, maior o valor de Kw. Como a autoionização da água, ou seja, a formação dos íons H+ e OH- é favorecida pelo aumento da temperatura, uma vez que a concentração de íons H+ aumenta, isso significa que a reação absorve energia para acontecer, sendo classificada como um processo endotérmico.

Portanto, a análise desses dados permite afirmar que o produto iônico da água, Kw, aumenta com a elevação da temperatura e que a reação de autoionização da água absorve energia, sendo, portanto, um processo endotérmico.

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo