Certa vez, uma mulher que havia sido piloto recusou-...
Svetlana Aleksiévtitch. A guerra não tem rosto de mulher. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p.16.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item que se segue.
A entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial ocorreu após a revolução socialista em 1917.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Rússia fazia parte do Sistema de Alianças que vinha sendo articulado desde o final do século XIX, quando a competição entre as potências industriais, em busca de mercados e áreas de influência, tornou-se mais acirrada. O principal conflito era entre as duas grandes potências industriais da época: Alemanha e Grã-Bretanha.
É possível afirmar que as alianças formadas uniam não os maiores amigos mas... os menores inimigos. Desta forma, por ter interesses na área balcânica, assim como os alemães, a tendência da Rússia foi buscar aliança com os desafetos da Alemanha, sendo a Grã- Bretanha o maior deles . A Rússia era parte da Tríplice Éntente, composta peça Rússia, Grã Bretanha e França.
O estopim da guerra foi uma questão na região da Bósnia, nos Balcãs, área de interesse dos russos, que eram aliados dos Sérvios. Nicolau II lançou a Rússia na Primeira Guerra Mundial para defender seus aliados. O Império Austro-Húngaro ameaçou a Sérvia, cuja família monárquica era uma antiga aliada dos Romanov. Em apoio à Sérvia, o rei Nicolau II declarou guerra ao Império Austro-Húngaro que, por sua vez, havia articulado aliança com a Alemanha.
Ou seja, a Rússia entra na guerra logo em seu início e os efeitos negativos de sua participação tornam agudos seus problemas internos, criando um ambiente favorável à Revolução Socialista, a partir de fevereiro de 1917. A tomada do poder pelos bolcheviques em outubro levou à guerra civil . Sem condições de manter guerra interna e externa a Rússia faz paz em separado com a Alemanha e retira-se da primeira guerra.
Portanto, a afirmativa está incorreta. Os dados para estudo do tema são disponíveis em manuais de Ensino Médio e no livro A Revolução Russa de Aarão Reis.
RESPOSTA: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O estopim do conflito foi um ataque terrorista na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, em junho de 1914. Nesse dia, o arquiduque Francisco Ferdinando – herdeiro do Império Austro-Húngaro – e sua esposa foram mortos a tiros por um grupo nacionalista da Sérvia.
A motivação do atentado era local e visava deflagrar uma revolução contra o Império Austro-Húngaro, mas acabou gerando consequências bem maiores. A velha rivalidade entre Áustria-Hungria e Sérvia foi reativada e cerca de um mês depois a Áustria declarava oficialmente guerra à Sérvia, mobilizando a rede de alianças que jogava uma nação contra a outra.
Nesse contexto, a Rússia, aliada da Sérvia, começou a movimentar a sua máquina de guerra, enquanto a Alemanha, aliada da Áustria, esperava que a Rússia não se envolvesse no conflito, restringindoo a um confronto local.
As negociações para impedir a expansão do conflito, no entanto, foram inúteis e rapidamente as declarações de guerra se espalharam como um rastilho de pólvora. A Alemanha declarou guerra à Rússia e também à França, buscando a vantagem estratégica do ataque sobre a defesa. Rapidamente, a Alemanha partiu em ataque à França ocupando, durante o percurso, o território da Bélgica, um país neutro. O avanço alemão na Europa Ocidental e a invasão da Bélgica precipitaram a entrada da Grã-Bretanha no conflito. Estava armado o palco principal da Primeira Guerra Mundial.
Resumindo: A Rússia estava envolvida desde o início.
Quem entrou em 1917 foram os Estados Unidos
Em 1917 entrada dos EUA. saída da Rússia, principalmente pela crise que a Rússia sofria. A da insatisfação da populacão foi um estopim para a revolução russa de 1917.
- Derubada do Czar
- Ascensão dos bolcheviques- liderados por Stalin
- Revolução russa 1917
Assim como, em outros países a insatisfação popular foi de crucial importância para a revolução russa. Na revolução chinesa de mao tsetung foi de carácter popular. Os camponeses se rebelaram com a sua situação de extrema pobreza e mizeria.
- Revolução cultural - cujo objetivo era a prisão de opositores e intelectuais. Nessa tese mostra que a população com educação luta por seus direitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo