Quando D. João partiu para o Brasil, deixando seus súditos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2010 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q238862 História
Quando D. João partiu para o Brasil, deixando seus súditos em Lisboa, mas escapando de Napoleão, a história do Brasil foi alterada. Sobre os desdobramentos desse processo são feitas as seguintes afirmações:

I. Do Rio de Janeiro, o Príncipe Regente mantinha em funcionamento e segurança o Governo em Portugal.

II. No Brasil, a chegada de D. João e sua Corte significou um período de relativo crescimento com a criação das instituições necessárias ao funcionamento da Coroa Portuguesa.

III. A cidade de Salvador passou por uma grande onde de reformas para receber a Corte Portuguesa que ali se instalara.

É correto o que se afirma
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Do Rio de Janeiro, o Príncipe Regente mantinha em funcionamento e segurança o Governo em Portugal. (ERRADO. Lembrar que D. João veio para o brasil fugindo das ameaças de Napoleão e trouxe com ele a maioria da corte portuguesa. Aqui chegando tratou logo de criar as instituicoes necessarias para o funcionamento do Governo. A principio nao mantinha em funcionamento o governo em portugal, já que este se encontra-va praticamente todo no brasil)

II. No Brasil, a chegada de D. João e sua Corte significou um período de relativo crescimento com a criação das instituições necessárias ao funcionamento da Coroa Portuguesa. (CORRETO)

III. A cidade de Salvador passou por uma grande onde de reformas para receber a Corte Portuguesa que ali se instalara. (ERRADO, a cidade do Rio de Janeiro passou por grandes reformas e ali a corte se instalou. é valido lembrar que antes de se instalarem no RJ, a corte passou por Salvador por um curto periodo de tempo)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo