Por questões higiênicas, os antigos cemitérios eram constru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1340232 Geografia
Por questões higiênicas, os antigos cemitérios eram construídos fora das cidades. Contudo, esses espaços foram incorporados às cidades, bem como novos conjuntos foram inaugurados nas periferias. Os cemitérios são um risco potencial para o ambiente. Cada corpo libera em torno de 30 a 40 litros de necrochorume, uma substância que pode contaminar o solo e a água com quantidades elevadas de bactérias e vírus, causadores de doenças.
(Adriano Liziero. “Cemitérios: risco potencial para o ambiente”. https://geografiavisual.com.br, 11.02.2019. Adaptado.)
Embora indesejável por questões ambientais e sanitárias, a incorporação de cemitérios às cidades exemplifica
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e a capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. O texto associado aborda a questão dos cemitérios em áreas urbanas e o enunciado questiona o que significa o avanço da área urbanizada da cidade em direção as áreas antes afastadas onde se localizavam os locais os locais de sepultamentos. 

A) O crescimento populacional e adensamento urbano significam mais pessoas vivendo no mesmo espaço e necessitando de mais moradias e áreas de serviços. Isto causa a anexação de novas áreas antes rurais ou (sub)urbanas a porção mais urbanizada com mais construções da cidade. Como os cemitérios são áreas que normalmente não serão acrescentadas a expansão urbana eles passam a coexistir com o resto da cidade causando o problema descrito no texto.
B) Raramente cemitérios são destinados a outros usos por conta de aspectos geomorfológicos e tabus culturais, não sendo normalmente áreas de especulação imobiliária. 
C) Não há desconhecimento algum nas ideias do texto associado.

D) Não há conexão alguma entre a ocorrência de áreas de preservação ambiental e cemitérios.

E) Saneamento básico relaciona-se com a disponibilidade de água em condições de uso e sua coleta após passar pelas residências e não há associação direta com a questão dos cemitérios exceto quando as fontes de abastecimento são subterrâneas e há suspeita de contaminação do lençol freático  por conta de sepultamentos direto no solo. 


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O adensamento urbano é o fenômeno de concentração populacional e /ou concentração de edificações em determinadas áreas das cidades (ou nas cidades como um todo) .

O adensamento urbano refere-se ao aumento da densidade populacional em uma área urbana, ou seja, ao processo de maior concentração de pessoas em uma mesma área ou região dentro de uma cidade. Esse fenômeno pode ocorrer devido a vários fatores, como migração para centros urbanos em busca de emprego, melhorias na infraestrutura, ou políticas públicas voltadas para o crescimento da urbanização.

O adensamento urbano pode trazer benefícios, como o aumento da oferta de serviços, maior eficiência em transportes e maior interação social. No entanto, também pode gerar problemas, como superlotação, aumento da demanda por moradia, infraestrutura insuficiente, poluição e degradação ambiental.

Em áreas com alto adensamento, questões como a falta de planejamento urbano, desigualdade no acesso a serviços básicos e o crescimento desordenado podem surgir, impactando negativamente a qualidade de vida dos habitantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo