Por questões higiênicas, os antigos cemitérios eram constru...
(Adriano Liziero. “Cemitérios: risco potencial para o ambiente”. https://geografiavisual.com.br, 11.02.2019. Adaptado.)
Embora indesejável por questões ambientais e sanitárias, a incorporação de cemitérios às cidades exemplifica
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) O crescimento populacional e adensamento urbano significam mais pessoas vivendo no mesmo espaço e necessitando de mais moradias e áreas de serviços. Isto causa a anexação de novas áreas antes rurais ou (sub)urbanas a porção mais urbanizada com mais construções da cidade. Como os cemitérios são áreas que normalmente não serão acrescentadas a expansão urbana eles passam a coexistir com o resto da cidade causando o problema descrito no texto.
D) Não há conexão alguma entre a ocorrência de áreas de preservação ambiental e cemitérios.
Gabarito do Professor: Letra A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O adensamento urbano é o fenômeno de concentração populacional e /ou concentração de edificações em determinadas áreas das cidades (ou nas cidades como um todo) .
O adensamento urbano refere-se ao aumento da densidade populacional em uma área urbana, ou seja, ao processo de maior concentração de pessoas em uma mesma área ou região dentro de uma cidade. Esse fenômeno pode ocorrer devido a vários fatores, como migração para centros urbanos em busca de emprego, melhorias na infraestrutura, ou políticas públicas voltadas para o crescimento da urbanização.
O adensamento urbano pode trazer benefícios, como o aumento da oferta de serviços, maior eficiência em transportes e maior interação social. No entanto, também pode gerar problemas, como superlotação, aumento da demanda por moradia, infraestrutura insuficiente, poluição e degradação ambiental.
Em áreas com alto adensamento, questões como a falta de planejamento urbano, desigualdade no acesso a serviços básicos e o crescimento desordenado podem surgir, impactando negativamente a qualidade de vida dos habitantes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo