Pelo menos não é mais segredo que as agências de inte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107487 Geografia
      Pelo menos não é mais segredo que as agências de inteligência há tempos utilizam as tecnologias de IA para a espionagem, monitoram as nossas conversas captadas diretamente dos dispositivos que utilizamos para acessar a Internet e extraem as mensagens de texto, áudio e vídeo que postamos na rede.

W. Praxedes. Sociologia da inteligência artificial. In: Revista Espaço Acadêmico, v. 24, n.º 244, 2024, p. 181–191.


Tendo o texto precedente como referência, julgue o item a seguir, relativos ao contexto sociológico da realidade atual, marcada pelos avanços da tecnologia da informação. 

A burocracia dos Estados Unidos da América e a da China possuem estreitos laços de colaboração com grandes corporações de IA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto. As burocracias dos Estados Unidos e da China, de fato, possuem estreitos laços de colaboração com grandes corporações de inteligência artificial (IA), seja por meio de parcerias ou pela interdependência entre o setor público e privado na área tecnológica.

Nos Estados Unidos, as agências de inteligência, como a NSA (Agência de Segurança Nacional), têm acesso a dados e informações extraídos de tecnologias desenvolvidas por grandes empresas de IA, como Google, Amazon, Facebook e outras. Essas corporações frequentemente colaboram com o governo no desenvolvimento de tecnologias para vigilância e segurança cibernética. A colaboração entre governo e empresas privadas ocorre, por exemplo, por meio de contratos e parcerias de pesquisa, no intuito de fortalecer o aparato de segurança nacional.

Na China, o governo exerce uma relação ainda mais direta e ativa com as empresas de tecnologia, como a Baidu, Alibaba e Tencent. Essas empresas não apenas desenvolvem tecnologias de IA, mas também são essenciais para o controle e monitoramento da população, com grande ênfase em sistemas de vigilância em massa, como o uso de reconhecimento facial e monitoramento de dados digitais.

Essas interações entre governos e corporações de IA são um reflexo da crescente utilização das tecnologias de informação para monitoramento, segurança e controle, tema abordado no texto de W. Praxedes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo