Em 2015, pesquisadores comprimiram o gás sulfeto de hidrogê...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2016 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2016 - UFRGS - 3º DIA - Química, Biologia e Geografia |
Q1796016 Não definido

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

Com massas atômicas referidas ao isótopo 12 do carbono



Informações para a resolução de questão.


1. Algumas cadeias carbônicas nas questões de química orgânica foram desenhadas na sua forma simplificada apenas pelas ligações entre seus carbonos. Alguns átomos ficam, assim, subentendidos.

e

2. As ligações com as representações  e  indicam, respectivamente, ligações que se aproximam do observador e ligações que se afastam do observador.

Em 2015, pesquisadores comprimiram o gás sulfeto de hidrogênio (H2S), em uma bigorna de diamantes até 1,6 milhão de vezes à pressão atmosférica, o suficiente para que sua resistência à passagem da corrente elétrica desaparecesse a -69,5 ºC. A experiência bateu o recorde de "supercondutor de alta temperatura" que era -110 ºC, obtido com materiais cerâmicos complexos.
Assinale a afirmação abaixo que justifica corretamente o fato de o sulfeto de hidrogênio ser um gás na temperatura ambiente e pressão atmosférica, e a água ser líquida nas mesmas condições.
Alternativas