Admite-se como forma variante de colocação pronominal no tre...

Com base no texto acima e nos aspectos por ele suscitados, julgue os seguintes itens.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Verbo auxiliar + verbo no gerúndio – ênclise ou próclise no auxiliar; (ex: Os alunos foram retirando-se. Os alunos foram-se retirando. Os alunos se foram retirando.)
Estava: verbo auxiliar
Acontecendo: verbo no gerúndio
Também é correto: "Alguma coisa lhe estava acontecendo".
No caso de locuções verbais, quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio, se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar (com hífen), antes do principal (sem hífen) ou depois do verbo principal (com hífen).
Ex: Devo-lhe esclarecer o ocorrido. / Devo lhe esclarecer o ocorrido./ Devo esclarecer-lhe o ocorrido.
Havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
Ex: Não estavam chamando-me. / Não me estavam chamando.
A questão propõe:
Alguma (pronome indefinido - palavra atrativa) coisa lhe estava(verbo auxiliar) acontecendo.
Então, a afirmativa está correta.
Abraços e força a todos!
o verbo '' acontecendo'' está no gerúndio. aceitará sempre ênclise mesmo que haja fator atrativo de próclise. Então, admite forma variante de colocação pronominal sim - correta a questão.
Gabarito: CORRETO
Regra do 123.13.12.1 (corresponde aos locais em que podem ser empregados abaixo)
Verbo Auxiliar ___ Verbo Principal___
INFINITIVO OU GERUNDIO (ar, er, ir - ndo):
a) Sem fator atrativo de próclise --> 123
b) Com fator atrativo de próclise --> 13
PARTICÍPIO (ada, ido) :
a) Sem fator atrativo de próclise --> 12
b) Com fator atrativo de próclise --> 1
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo