Observe o infográfico abaixo.Com base no infográfico, é corr...
Observe o infográfico abaixo.
Com base no infográfico, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre o infográfico proporcionado pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – O Império Austro-Húngaro não era um Estado com um regime democrático. Pelo contrário, o império era uma monarquia dual, com dois parlamentos (um na Áustria e outro na Hungria), mas o poder central era bastante autoritário e a questão das nacionalidades não foi resolvida de forma democrática. As minorias tinham pouca representação política, especialmente fora da Áustria e Hungria.
B) Incorreta – O Império Austro-Húngaro não se formou em reação a Napoleão. O Império foi estabelecido em 1867, bem após o período napoleônico, como resultado de um compromisso entre os austríacos e húngaros dentro do Império Austríaco dos Habsburgos, que então passou a ser chamado de Império Austro-Húngaro. A formação do império dual foi uma resposta às pressões internas de autonomia, especialmente da nobreza húngara, e não à ofensiva napoleônica.
C) Correta – De fato, o Império Austro-Húngaro era um Estado multinacional composto por várias etnias que muitas vezes tinham interesses divergentes. A inabilidade do governo central em conceder autonomia e direitos políticos iguais para as minorias contribuiu para o aumento das tensões internas. Com o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, o império foi fragmentado, dando origem a novos Estados-nação, como a Tchecoslováquia e a Iugoslávia, resultado de reivindicações nacionais insatisfeitas durante a existência do império.
D) Incorreta – Primeiro, não havia uma “indiscutível maioria eslava” no Império Austro-Húngaro, como mostra o gráfico, que revela uma grande diversidade étnica e uma distribuição mais equilibrada entre os grupos alemães, húngaros e eslavos. Além disso, o Império Austro-Húngaro não se aliou à Tríplice Entente (Rússia, Inglaterra e França), mas sim à Tríplice Aliança, junto com Alemanha e Itália, contra a Entente durante a Primeira Guerra Mundial.
E) Incorreta – A questão das nacionalidades foi extremamente relevante no contexto da Primeira Guerra Mundial. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, por um nacionalista sérvio foi um dos estopins do conflito. Além disso, as tensões internas relacionadas às diferentes etnias no império contribuíram para a sua dissolução após a guerra, com várias nacionalidades proclamando sua independência.
Gabarito – Letra C
Referência:
Bertonha, João Fábio. "O império austro-húngaro: o ator desconhecido da Primeira Guerra Mundial." Esboços: histórias em contextos globais 21.32 (2014): 115-137.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra C>A inabilidade política em lidar com as minorias foram fatores importantes no agravamento das tensões que desembocaram na fragmentação e colapso do Império Austro-Húngaro em 1918.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo