A respeito da estrutura social que predominou na Europa Oci...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os escravos eram pouquíssimos e representava uma ínfima parte da população trabalhadora, normalmente empregados nas tarefas domésticas. Na Itália foram utilizados nas propriedades rurais, até mesmo como herança do Direito Romano. Na França, poucos os elementos escravos no período medieval.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/viloes-escravos.htm
http://historiacomsophos.blogspot.com.br/2008/06/escravido-medieval.html
Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. Devemos lembrar que, o trabalhador do feudo recebia o nome de servo, e que havia naquele então vários graus de servidão; os vilões eram aqueles servos mais próximos do senhor feudal, pelo qual recebiam maiores privilégios pessoais e econômicos e tinham menos deveres. Devido a tal distanciamento dos outros servos, que faziam o trabalho mais duro do feudo, tanto nas terras do senhor feudal como nas arrendadas, os vilões perdiam simpatia, pelo que o próprio termo ganhou sentido pejorativo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vil%C3%A3o (05/04/2017)
Resposta B
-------------------------------------
I. O feudalismo veio a substituir o sistema escravista com a queda do Império Romano do Ocidente, no que tange às relações sociais e à produção de bens materiais. O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.C.), em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano.
-------------------------------------
II. A sociedade medieval se caracterizou por diferentes formas de relações de trabalho, que podia ser executado por servos, trabalhadores livres e escravos por dívidas.
A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essasociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.
-------------------------------------
III. Os vilões eram pequenos proprietários livres, detentores de alguns direitos; entretanto, estavam submetidos aos senhores feudais.
Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas.
-------------------------------------
IV. Na sociedade estamental medieval, a nobreza, além do controle de terras, era responsável pelas atividades militares; e o clero, além das funções religiosas, tinha importante influência política e ideológica.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
#UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio
Sabendo que a III tava errada matava :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo