“Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador fr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2016 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Semestre - 2º Dia |
Q761480 História
“Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre o projeto Guerra nas Estrelas, criado pelos EUA no governo Reagan: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/o-que-foi-o-projeto-guerra-nas-estrelas/

Sobre interpretações da Guerra Fria: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2012/09/correcao-da-prova-de-historia-terceiro.html

sobre a Teoria dos Mundos (primeiro, segundo e terceiro mundos): http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm

Resposta A

------------------------------------------

a)  A frase é relevante ao período conhecido por "Guerra Fria",ou seja,disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética ,após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.              A disputa divide o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumem a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

------------------------------------------

b) O programa "guerra nas estrelas" foi um produto da fase final da Guerra Fria travada entre os EUA e a antiga URSS, podendo ser entendido, também, sob o ponto de vista da política interna dos EUA, como um projeto típicamente neoconservador, defendido pelo Partido Republicano dos Estados Unidos.

 

#UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

a) A intensa rivalidade entre as superpotências lan- çava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.

 b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia políticomilitar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo. (o projeto guerra nas estrelas foi americano)

 c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético. (houve grandes gastos militares de financiamento de grupos guerrilheiros pelos americanos, principalmente em El Salvador, Honduras e Guatemala. Pode-se dizer que apenas Cuba tinha relações mais próximas com a URSS)

 d) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo. (a frase não está errada, mas não está de acordo com o enunciado da questão)

 e) Os EUA buscaram abrir, estrategicamente, a economia dos países socialistas como forma de controle, tentando uma aliança econômica, apesar das divergências político-ideológicas. (o termo "cortina de ferro" cunhado por Churchill descreve bem que não era possível qualquer intervenção, seja ela qual fosse, nos países do bloco soviético)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo