Os hormônios esteroides são de composição lipídica. Após ...
Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, o retículo onde o hormônio esteroide é sintetizado e a organela onde se formam as vesículas secretoras.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Retículo Endoplasmático é uma organela presente no interior das células dos seres eucariontes (presença de núcleo celular e diversas organelas).
Características principais:
- Formado a partir da invaginação da membrana plasmática;
- Formado por túbulos e vesículas achatadas;
- Possui conexão com a carioteca (envoltório nuclear);
- As membranas do RE circundam espaços que estão separados do resto da célula.
Funções
- Atua no processo de síntese e transporte de proteínas;
- Participa do metabolismo de lipídios;
- Atua também no transporte intracelular (dentro da célula).
Retículo Endoplásmatico Rugoso
- Os ribossomos estão aderidos à membrana, atuando na produção de proteínas.
Retículo Endoplasmático Liso
- Não possuem ribossomos aderidos à membrana;
- Composto por um sistema de túbulos cilíndricos;
- Atuam na produção de hormônios e lipídios.
Curiosidade:
- O retículo endoplasmático foi visualizado pela primeira vez, em 1945, pelo biólogo belga Albert Claude.
Aparelho de Golgi
A denominação aparelho ou complexo de Golgi é uma homenagem ao citologista italiano Camilo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmática. Ao verificar que certas regiões com citoplasma celular se coravam por sais de ósmio de prata, Golgi imaginou que ali deveria existir algum tipo de estrutura, posteriormente confirmada pela microscopia eletrônica.
Dictiossomos
O aparelho de Golgi está presente em praticamente todas as células eucariontes, e consiste de bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo. Nas células animais, os dictiossomos geralmente se encontram reunidos em um único local, próximo ao núcleo. Nas células vegetais, geralmente há vários dictiossomos espalhados pelo citoplasma.
Funções do aparelho de Golgi
O aparelho de Golgi atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. É o que ocorre, por exemplo, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas células de diversos órgãos (estômago, intestino, pâncreas etc.). Outras substâncias, tais como o muco que lubrifica as superfícies internas do nosso corpo, também são processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi. Assim, o principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substâncias que atuam fora da célula, processo genericamente denominado secreção celular.
Secreção de enzimas digestivas
As enzimas digestivas do pâncreas, por exemplo, são produzidas no RER e levadas até as bolsas do aparelho de Golgi, onde são empacotadas em pequenas bolsas, que se desprendem dos dictiossomos e se acumulam em um dos pólos da célula pancreática. Quando chega o sinal de que há alimento para ser digerido, as bolsas cheias de enzimas se deslocam até a membrana plasmática, fundem-se com ela e eliminam seu conteúdo para o meio exterior.
A produção de enzimas digestivas pelo pâncreas é apenas um entre muitos exemplos do papel do aparelho de Golgi nos processos de secreção celular. Praticamente todas as células do corpo sintetizam e secretam uma grande variedade de proteínas que atuam fora delas.
FUNÇÕES
Retículo Endoplasmático Liso:
- Transporte de substâncias
- Sintese de esteróides
Complexo de Golgi:
- Acúmulo e eliminação de secreções
- Síntese de açúcares
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo