Os ideais de belezas contrastantes, nas figuras, expressam a

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Ano: 2018 Banca: EBMSP Órgão: EBMSP Prova: EBMSP - 2018 - EBMSP - Prosef - 2019.1 |
Q1336797 Conhecimentos Gerais
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Os ideais de belezas contrastantes, nas figuras, expressam a
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A concepção de beleza nas artes é um conceito relativo que varia conforme o contexto histórico, cultural e social em que uma obra é criada. O que uma sociedade ou época considera belo pode não ser visto da mesma maneira em outros momentos ou regiões. Isso se reflete nas figuras artísticas de diferentes períodos, onde as expressões de beleza ou ideais corporais contrastam com os valores culturais dominantes. No Paleolítico, por exemplo, a arte se destacava pela representação volumosa de figuras femininas, o que pode estar ligado à fertilidade e ao papel simbólico da mulher na sociedade daquele tempo.

A arte do Renascimento, por outro lado, introduziu um novo ideal de beleza baseado nas proporções exatas do corpo humano, com forte influência da cultura greco-romana e uma ênfase na harmonia e no equilíbrio das formas. Esse contraste entre as representações do corpo humano em diferentes períodos revela a subjetividade dos ideais estéticos. A sociedade renascentista, com seus avanços na ciência e filosofia, viu o corpo humano como uma expressão de perfeição e racionalidade, enquanto, em períodos anteriores, o corpo muitas vezes assumia funções mais simbólicas e práticas.

O conceito de beleza, portanto, é um reflexo das condições concretas de produção artística, seja no Paleolítico ou no Renascimento. A arte sempre foi moldada pelas necessidades e crenças da sociedade que a criou. Não há uma "superioridade" estética entre uma época e outra, mas sim a adaptação às circunstâncias culturais, econômicas e religiosas que orientaram os artistas em suas criações.

A) CORRETO. O conceito de beleza é relativo, variando conforme o tempo, espaço e condições concretas.

B) INCORRETO. Os artistas do Paleolítico tinham uma capacidade artística notável para a época, com suas criações sendo sofisticadas e simbólicas.

C) INCORRETO. O pensamento pornográfico não predomina na produção artística histórica. A arte é, em grande parte, uma expressão cultural e simbólica.

D) INCORRETO. A distinção entre arte popular e erudita não se aplica ao contexto das figuras contrastantes do Paleolítico e Renascimento.

E) INCORRETO. A arte renascentista não pode ser considerada superior, pois a ideia de beleza é relativa, e as antigas culturas ocidentais já possuíam concepções avançadas de arte.

A questão explora a relatividade do conceito de beleza nas artes, com base nas circunstâncias concretas em que as obras são produzidas. Isso ensina que a arte não deve ser julgada por padrões fixos, mas compreendida no contexto histórico e cultural em que foi criada.

Resposta: A 

Gabarito do Professor: A 

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