O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: PUC - SP Órgão: PUC - SP Prova: PUC - SP - 2016 - PUC - SP - Vestibular- Primeiro Semestre |
Q762718 Português

Eu deixava-me estar ao canto da mesa, a escrever desvairadamente num pedaço de papel, com uma ponta de lápis; traçava uma palavra, uma frase, um verso, um nariz, um triângulo, e repetia-os muitas vezes, sem ordem, ao acaso, assim:


Maquinalmente tudo isto; e, não obstante, havia certa lógica, certa dedução; por exemplo, foi o virumque que me fez chegar ao nome do próprio poeta, por causa da primeira sílaba; ia a escrever virumque, - e sai-me Virgílio, então continuei: 




O trecho acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Dele é correto afirmar que


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Após a morte de sua mãe, Brás Cubas passa um período na casa da família, na Tijuca. O pai o visita para expor o desejo de apresentá-lo à carreira política e casá-lo com Virgília, filha do Conselheiro Dutra. No momento em que expõe ao filho esses projetos, Brás Cubas, alheio aos comentários do pai, começa a escrever no papel versos do poeta clássico Virgílio, seguido do nome deste, repetidamente. Diante da atitude indiferente do filho, o pai se aproxima e, ao olhar para o papel, associa o nome do poeta ao destino do próprio filho, devido à semelhança com o nome de Virgília, uma jovem que representará, no futuro, um relacionamento extraconjugal com Brás Cubas.

fonte: Anglo

revela uma ruptura incomum dos procedimentos narrativos e da sequência linear que caracterizam esse romance machadiano
Ou seja, não está falando sobre a ruptura que caracteriza, neste caso seria então caracteriza

O verbo está se referindo aos procedimentos narrativos e da sequência linear.

O pai de Brás fala do seu desejo de tentar que ele entre na política ao passo que pretende casá-lo com a filha de um importante político - Conselheiro Dutra - que tinha enviado por carta as condolências ao pai de Brás pela morte de sua mãe. Seu nome é Virgília.

NESSE MOEMNTO QUE INICIA desmontagem verbal, a senha que levará o narrador à descoberta da mulher, com quem viverá um prolongado relacionamento amoroso de caráter adulterino.

#OBA

gabarito : D

#OBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo