“Durante a época das regências e mesmo depois dela, várias ...
CASTELLI JUNIOR, Roberto. História:texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. p. 426.
Nesse contexto, pode-se afirmar sobre as rebeliões do Período Regencial que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
os farroupilhas conseguiram impor a separação do Rio Grande do Sul, obrigando o governo central a negociar com os estancieiros rebeldes, aumentando a taxação sobre o charque estrangeiro.letra B. REVOLTOSOS TOMARAM PORTO ALEGRE, DECRETANDO A FORMAÇÃO DA REPÚBLICA RIO GRANDE OU PIRATININI,EM 1836. além disso, charque platino foi taxado em 25%.
GABA-B
FARROUPILHA (RS-SC /1835-1845)
--->Fazendeiros Charqueadores indignados com os impostos cobrados e com a entrada facilitada do Charque Platino no Brasil.
--->Tinha o objetivo de criação de um governo autônomo,ou seja,separar do Brasil.
Revolução Farroupilha (1835-1845)
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, ocorreu na província do Rio Grande do Sul, e diferente dos movimentos que vimos até agora, foi protagonizada por membros das elites. A criação de gado e a produção de charque eram as principais atividades econômicas da região, mas há muito estancieiros e charqueadores reclamavam que seus produtos eram mais taxados que os oferecidos pela Argentina e Uruguai.
Em 1845, após a ascensão de Pedro II ao trono brasileiro, um acordo de paz foi negociado entre o barão de Caxias e os revoltosos (o Tratado de Poncho Verde), no qual o governo se comprometeu a conceder anistia a todos os participantes, elevar impostos sobre o charque vindo de outras regiões e aliviar a produção nacional. Os escravos que lutaram no conflito foram alforriados, enquanto os oficiais farroupilhas foram incorporados no Exército brasileiro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo