Considere as seguintes afirmações:I. A aparência macroscópic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2015 - USP - Vestibular - Primeira Fase |
Q583157 Química
O fleróvio (Fl ) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:


Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio-289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:


Considere as seguintes afirmações:

I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico.

II. Na formação do fleróvio-288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio-289, são liberados 3 prótons.

III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.

É correto o que se afirma apenas em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mas como podem me explicar a afirmação da alternativa que a aparência macroscópica do Fleróvio é desconhecida?

De que forma podemos isso ?

O fleróvio encontra-se na família IV-A abaixo de Sn e Pb, elementos metálicos. Desse modo, deve apresentar características semelhantes.

 

Fonte:

http://www.etapa.com.br/etaparesolve/etaparesolve/2016/Fuvest/1Fase_237/comentario/resolucao_completa.pdf

Flávia,

Não sei porque a aparência é desconhecida, mas segundo a tabela periódica o flevório não é classificado como líquido, gasoso ou sólido...

 

Dê uma olhada:

http://www.tabelaperiodicacompleta.com/

No item I, citou-se que a aparência do fleróvio é desconhecida, pois é um elemento químico transurânico de vida extremamente curta.

O que é elemento transurânico?

É qualquer elemento químico artificial com o número atômico maior que 92 (número do urânio). Todos os elementos transurânicos são instáveis devido aos seus grandes núcleos, portanto, radioativos. É muito difícil manter esse elemento. Ele não é encontrado na natureza, foi sintetizado em um acelerador de partículas (ao bombardearem plutônio com íons de cálcio). Desse modo, ele não passa tempo suficiente em sua existência para darem certeza de ser um sólido, mas como ele tem muitas características aproximadas do chumbo (Pb), o colocaram abaixo do Pb na tabela periódica e, por tal motivo, acredita-se que ele seja realmente um sólido.

Item correto.

No item II, o fleróvio-288 e o fleróvio-289 são isótopos (mesmo número de prótons, diferenciando-se pela massa [A = prótons + nêutrons]). Assim, não tem como o Fl-288 liberar a mesma quantidade de nêutrons que o Fl-289.

Item errado.

No item III:

O Fleróvio (Fl) pertence ao grupo 14 (grupo do Carbono). Esse grupo foram diversos óxidos: óxidos de carbono (CO2, por exemplo), óxidos de silício (SiO2), óxidos de Germânio (GeO2), óxidos de Estanho (SnO2) e óxidos de chumbo (PbO2) [muito usado em baterias de carros].

Óxidos Covalentes são aqueles os quais o oxigênio está ligado a um ametal (não metal). No grupo 14, apenas o Carbono é um ametal, formando óxidos covalentes. Dessa forma, item correto.

Resposta: letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo