O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2011 - UNICAMP - Vestibular - Prova 1 |
Q283055 Geografia
O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.

(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana Baeninger (org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)

Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra a) falso- as fronteira agrícolas começaram a atrair de fato grandes massas por volta da década de 70.

letra b) falso- essa urbanização das cidades médias é um fenômeno recente, em razão principalmente de incentivos fiscais, mão de obra e capital mais baixo.

letra c) falso- o crescimento das grandes cidades é uma característica do início dessa urbanização, em razão da busca pela oferta de emprego, principalmente dos nordestinos rumo ao Sudeste por exemplo.

Letra D) Com a crise 1929, houve-se a necessidade do Brasil criar o seus produtos. A ideia foi saindo do papel com o governo do Vargas, que criou as industrias de base. Em razão do crescimento das industrias, o capital gerado foi cada vez mais aplicado nas próprias cidades, o que atraiu fortemente o pessoal do campo rumo às centros urbanos em busca de emprego e posterior melhora na condição de vida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo